Agora que já sabemos o que é iluminação e para que serve, podemos estudar um pouco mais o assunto. A dúvida que fica agora é, se sabemos que precisamos iluminar um ambiente  não só para que ele seja mais atraente mas também para que ele seja o mais funcional possível então precisamos entender um pouco como fazer isso e quais as diferenças entre todos os tipos de iluminação: Direta, Indireta e Difusa. Mas antes disso, gostaria de fazer uma ressalva. Quando falamos de iluminação, estamos pensando principalmente em iluminação artificial já que é a que podemos “criar” uma vez que não podemos contar com o Sol durante todo o dia. Porém, precisamos ressaltar também a importância da iluminação natural que é uma energia sustentável. No futuro, pretendo criar um post sobre isso.

Agora, voltando ao assunto, vamos explicar, abaixo, os três tipos de iluminação:

  •   Iluminação Direta é aquela na qual a luz incide de forma direta sobre uma superfície. Este tipo de iluminação é muito utilizado nos escritórios e salas de estudo já que possibilita a concentração. É utilizada quando se precisa de uma iluminação mais focada para ter um destaque a determinado objeto do ambiente ou a um determinado espaço. Spots e abajures são muito utilizados para este tipo de iluminação. Temos que ter atenção quanto à sua utilização já que pode ser cansativa uma vez que cria sombras com grande diferença de luminosidade.

    7295Munclair
    Crédito: http://www.finaluz.com – Abajur Retro Mix Metal Munclair – Iluminação Direta
  •   Iluminação Indireta é aquela na qual a luz incide sobre a superfície de forma indireta, ou seja, ela primeiramente é refletida e depois atinge o local a ser iluminado. Essa superfície pode ser da própria luminária ou uma parede, por exemplo. É muito utilizada em quartos e salas já que deixa o ambiente mais aconchegante e intimista e gera um efeito bem agradável e suave por ser menos invasiva. Normalmente utiliza-se arandelas e spots direcionados para uma superfície.

    11810-11811-11812-11813-510x3441-510x510
    Crédito: http://www.newline.ind.br – Luminária de Embutir Picture – Iluminação Indireta
  •   Iluminação Difusa é a forma de iluminação mais versátil, podendo ser utilizada em salas, quartos, banheiros, etc. Ela funciona distribuindo o fluxo de luz uniformemente de forma que todo o ambiente seja iluminado, sem contrastes. Esse efeito pode ser conseguido com luminárias que possuem vidros leitosos ou tecidos claros mas é importante utilizar essa técnica com outros tipos de fonte de luz, pois nem sempre deseja-se somente luz geral no ambiente.

    Plafon light
    Crédito: http://www.finaluz.com – Plafon Caisma Light Grande – Iluminação Difusa
Anúncios