Uma boa iluminação deixa o ambiente mais bonito, charmoso e aconchegante. Mas qual tipo de luminária é mais adequado em cada caso? Como saber escolher entre tantos modelos de luminárias? Vamos mostrar qual é o objetivo de cada tipo de luminária a seguir:
- Lustres – Um lustre, para ter essa denominação, tem que estar suspenso no teto e ter
Crédito: http://www.finaluz.com – Lustre – FL 0269
Crédito: http://www.finaluz.com – Lustre
mais de um foco luminoso. Ele é composto de vários braços (ramificações onde se
encontram as lâmpadas) e pode servir como iluminação principal ou apenas como decoração de um ambiente. O Lustre é um elemento decorativo de grande importância já que define o estilo, caráter e personalidade do ambiente. Gera uma resposta interessante como luz ambiental e geral, muitas vezes difusa ou indireta, proporcionando um clima confortável principalmente se associado a outros sistemas de iluminação, como arandelas e pontos focais. Sua utilização depende do objetivo e características do projeto e a escolha é a combinação do objetivo da proposta, aliado à forma, o design, o material, o tipo de lâmpada a ser utilizada, entre outros fatores.
- Pendente – Pendentes são luminárias sustentadas por cabos elétricos e
Crédito: http://www.caisma.com.br – Pendente Esfera Grande
diferentemente dos lustres, onde o foco da iluminação é pluralista, no caso dos pendentes o foco é mais concentrado a determinado local. Apesar de muitas vezes associadas aos ambientes contemporâneos por possuírem na maioria das vezes um design moderno, sua variedade de materiais e formatos permite a aplicação dessa luminária em ambientes com diferentes estilos, desde o clássico, passando pelo rústico até o mais intimista ou sofisticado.
Crédito: http://www.caisma.com.br – Pendente Manu Pequeno
Geralmente são utilizadas para criar um foco de luz (iluminação direta) sobre mesas e bancadas para dar um destaque especial. Os pendentes chamam atenção por estarem pendurados e, em função disso, é necessário escolher um design agradável para combinar com a decoração do ambiente. Além disso, deve-se tomar cuidado de se verificar o pé direito uma vez que são recomendados para locais onde o pé direito é alto. Essas luminárias normalmente precisam ser combinadas com outro tipo de iluminação para que o ambiente fique harmonioso e aconchegante.
- Plafon – São luminárias instaladas rente ao teto, ideais para ambientes com pé direito baixo, cuja iluminação tem efeito difuso, ou seja, o fluxo luminoso é distribuído homogeneamente por todo o ambiente. São normalmente utilizados em corredores, quartos, cozinhas e banheiros.
Crédito: http://www.finaluz.com – Plafons
Pode ser embutida ou sobreposta. A escolha dessa luminária depende muito do local escolhido. Pode-se optar por um plafon mais lúdico e colorido para um quarto infantil ou um modelo clean no quarto de casal. Tanto na cozinha e no banheiro, deve-se pensar em um plafon que ilumine bem mas não se esqueça de que, no caso específico de cozinhas, o plafon escolhido deve ser um fácil de limpar já que pode ter acúmulo de gordura.
- Spot – Luminárias que podem ser instaladas tanto no teto quando na parede, tem
Crédito: http://www.finaluz.com – Spots
como principal objetivo iluminar uma peça específica, como um quadro, uma
escultura, etc. Esse tipo de luminária tem um foco centrado e pode ser direcionável.Crédito: http://www.stellatech.com.br – Spot Externo
Os spots não iluminam um ambiente inteiro como luz geral, e, por causa disso, sempre são utilizados como complemento de iluminação do ambiente. É importante ficar atento quanto ao uso adequado das lâmpadas, pois existem lâmpadas corretas para cada tipo de peça a ser iluminada. Além disso, é importante ficar atento quanto ao tamanho da lâmpada para que não estrague o design da peça.
- Abajur –Seu nome vem da origem “Abat-jour” que podemos traduzir para “abater o
Crédito: http://www.munclair.com.br – Abajur Direcionável – Linha Octa
dia” ou, abater a luz. Ele tem esse nome porque a sua função é de objeto que atenua a intensidade da luz por meio da sua cúpula. Normalmente sua cúpula é feita de tecido ou papel e funcionam como um “filtro”, tornando a luz difusa e suave para formar um clima intimista e aconchegante ao ambiente.
Crédito: http://www.munclair.com.br – Abajur – Quadro
Normalmente são utilizados em aparadores, mesas laterais ou nas mesas de cabeceiras da cama. Como são luminárias que apresentam uma pequena quantidade de luminosidade, sempre são parte de um conjunto de iluminação do ambiente, não podendo ser a única fonte de luz.
BIBLIOGRAFIA:
- http://www.caisma.com.br
- http://www.coresdacasa.com.br
- http://www.finaluz.com
- http://www.munclair.com.br
- http://www.newline.ind.br
- http://www.stellatech.com.br