Você já visitou uma comunidade que não tem acesso à iluminação? Já pensou em não ter energia elétrica para acender uma lâmpada entre a sua casa e o ponto de ônibus? A Litro de Luz Você já pensou nisso e tem uma ótima sugestão!

No site deles, eles se resumem assim: “Litro de Luz é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, presente em mais de 21 países, em 6 continentes, que busca o desenvolvimento comunitário, através da capacitação e ação conjunta de voluntários e moradores. Eles tem como foco a iluminação pública, utilizando uma fonte de luz econômica e ecologicamente sustentável voltada a quem não possui acesso à eletricidade ou recursos para arcar com ela.”

O principal projeto deles é a iluminação de locais públicos, com postes de luz. São focados em comunidades que não possuem acesso a iluminação pública, tanto por motivos sociais como geográficos. Essas comunidades podem estar tanto em grandes conglomerados de favelas urbanas quanto em comunidades isoladas. O interessante também é “que o principal recurso é a interação dos moradores e jovens voluntários, que trabalham para gerar a mudança a partir da própria comunidade.

O Litro de Luz estimula um processo contínuo, onde os próprios moradores aprendem a como replicar 100% a tecnologia, sendo assim co-responsáveis pelo processo de manutenção e instalação de nossos protótipos.”

 A seguir, temos um vídeo que mostra um pouco deste projeto:

Litro de Luz - Video
Crédito: Litro de Luz

Eles possuem três tipos de Tecnologia:

  • POSTES DE LUZ: Utilizando uma tecnologia semelhante a da garrafa noturna, tem como foco iluminar áreas públicas da comunidade. O sistema é composto por materiais acessíveis nas principais regiões do mundo, como PVC, garrafas pet, baterias, etc. Tem como propósito impactar diretamente na qualidade de vida de toda a região, trazendo maior conforto, sociabilidade, lazer e segurança.
  • LÂMPADA DIURNA: Modelo mais comum e de fácil acesso. A lâmpada diurna é composta por uma garrafa de plástico preenchida com uma solução de água e alvejante, colocada em pequenos buracos nos telhados das casas. A luz solar incide pelo topo da garrafa e pelo efeito de refração se espalha por todo ambiente. Equivalendo a potência de uma lâmpada de 55 watts.

  • LÂMPADA NOTURNA: A solução mais completa para residências, essa lâmpada ilumina tanto durante o dia como durante a noite. Para isso utiliza um mecanismo de energia solar, onde uma placa fotovoltaica carrega uma bateria, que armazena até 32 horas de energia, acendendo pequenas lâmpadas leds localizadas dentro da garrafa.

    Sem título
    Crédito: Litro de Luz

    Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

     

     

Anúncios