Em São Paulo, mais precisamente na zona sul da capital paulista, fica um museu que eu sei que você nem sabia que existia: o Museu da Lâmpada!!!!
Criado pelos sócios fundadores da GIMAWA, uma das principais revendedoras de materiais elétricos, o Museu da Lâmpada aborda a história desde a descoberta do fogo até as lâmpadas mais modernas utilizadas atualmente. Um lugar que agrega conhecimento e ao mesmo tempo detentor de um acervo significativo histórico, foi inaugurado em 15 de abril de 2012, para encantar o público e apresentar a história da invenção que é o símbolo da boa ideia. O museu conta com um acervo de pesquisa, materiais e equipamentos capazes de reproduzir a linha do tempo, desde a descoberta do fogo, a invenção da lâmpada, até o desenvolvimento das mais modernas tecnologias em iluminação.


“Temos uma sala inteira dedicada ao Thomas Edison, pai da lâmpada incandescente, que teve mais de 2.600 patentes em seu nome. Ele participou de muitas outras invenções como o telefone, máquina de escrever, cinetoscópio. Também falamos de Nikola Tesla, inventor da lâmpada fluorescente”, conta Gilberto Pedrone, idealizador e diretor do museu. “Trazemos várias curiosidades, por exemplo, lâmpadas desmontadas para poder ver o que tem dentro, a fim de aproximar esse tema das crianças.”


Em outra sala os visitantes podem conhecer os “inventores da lâmpada” e sua história. Existe uma linha do tempo que mostra a lâmpada utilizada ao longo do tempo e sua evolução.


Uma outra exposição que chama muito a atenção de quem visita é “história do Fogo ao LED”, com diversos objetos de iluminação que retratam o período paleolitico até os dias atuais.


Outra exposição deste museu é o da Sustentabilidade. Nesta sala são apresentados os perigos do descarte incorreto das lâmpadas fluorescentes e o método de reciclagem.“Tentamos conscientizar sobre o descarte correto das lâmpadas, pois além do vidro ser um material cortante e perigoso, elas levam mercúrio, que é altamente prejudicial para a saúde. Então temos uma parceria com uma empresa de reciclagem para fazer essa destinação de forma adequada”, conta Pedrone.
Além dessas salas o museu conta com um auditório com capacidade de 46 lugares que contribui para melhor visibilidade do evento e, também, para a sustentabilidade financeira do próprio museu. Sendo um local estratégico para as empresas realizarem as suas atividades coorporativas, associando a sua marca a um museu público e de grande reconhecimento.
Para quem tiver interesse em visitar o museu, ele está localizado na Av. João Pedro Cardoso n° 574, Campo Belo, São Paulo – SP. O horário de funcionamento é das 09h às 18h. Para visitar o Museu é necessário fazer o agendamento da visita através do site http://www.museudalampada.com.br. O ingresso é a doação de 1kg de alimento não perecível.
Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!
Bibliografia:
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/museu-da-lampada-narra-historia-da-iluminacao/
http://www.museudalampada.com.br/o-projeto/