Sabemos que o concreto é um material muito utilizado no Brasil pela sua alta resistência a compressão. Porém, como ele é pouco dúctil, normalmente ele é utilizado em estruturas de concreto armado, em parceria com o aço, material muito mais resistente a tração e flexão do que o concreto. Porém, isso pode mudar. O Centro de Inovação em Infraestrutura Industrial da Nanyang Technological University (NTU) em Singapura anunciou o desenvolvimento de um novo tipo de concreto de elevada ductilidade. Para quem não sabe, ductilidade é a capacidade de um material tem de suportar uma deformação antes de sua completa fratura. Quanto mais dúctil um material, mais suporta uma determinada deformação antes de sua ruptura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frágeis.

betao-ultra-flexivel-02 (1)
Crédito: http://www.engenhariacivil.com/betao-ultra-flexivel#more-23222

Como já dissemos anteriormente, a indústria da construção alia o concreto ao aço para a obtenção de concreto armado, do qual todos conhecemos as extraordinárias propriedades construtivas e estruturais. Esse novo betão de Singapura possibilita, até certo ponto, dispensar a necessidade de utilização de armadura de aço em determinados tipos de elementos estruturais de concreto. A sua constituição base é semelhante à do concreto que conhecemos, com a diferença da adição de microfibras poliméricas, que aumentam substancialmente a flexibilidade das misturas e as suas propriedades de aderência superficial (propriedades importantes para utilizações viárias).

Uma das aplicações com maior potencial do novo tipo de concreto desenvolvido pelos engenheiros da NTU é a fabricação de elementos de laje pré-fabricados para a construção de pavimentos rodoviários e aeroportuários.
De acordo com os investigadores da NTU, a utilização de ConFlexPave permite a redução significativa da espessura das lajes de pavimento e do seu peso, oferecendo vantagens construtivas, operativas e logísticas dificilmente obtidas com outros tipos de concreto comum. Além disso, o ConFlexPave oferece igualmente uma superfície antiderrapante, sem que seja necessário qualquer tipo de revestimento ou tratamento adicional.

A seguir, um vídeo mostrando a diferença entre o concreto utilizado normalmente e o ConFlexPave:

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

http://media.ntu.edu.sg/NewsReleases/Pages/newsdetail.aspx?news=ae52df54-ad8b-4a26-b57c-edda67be8cf0

Engenheiros de Singapura criam betão ultra flexível

Anúncios