A empresa norte americana ByFusion desenvolveu uma tecnologia inovadora de reciclagem que permite a transformação da grande maioria dos resíduos plásticos, num material que pode ser utilizado como bloco de alvenaria.

A empresa utiliza uma tecnologia para reciclar a sucata de plástico (sem derreter ou degradante quaisquer polímeros), utilizando uma emissão de baixo carbono e processo de fabricação não-tóxico. Com o uso de água superaquecida, e compressão, o Processo ByFusion transforma resíduos de plástico em um material de construção alternativo chamado REPLAST.

residuos-plastico-blocos-construcao-02
Crédito: http://www.engenhariacivil.com/residuos-plastico-blocos-construcao

Os blocos são fabricados em dimensões standard que possuem excelentes capacidades de isolamento térmico e acústico e que podem ser utilizados, em diferentes tipos de aplicações, na construção de edifícios ou de infraestruturas.

Os blocos REPLAST já foram submetidos a testes para compressão e resistência ao cisalhamento. Porém, ainda não apresentaram os resultados desses testes. A idéia é que novos ensaios sejam realizados para garantir atendimento aos níveis dos Estados Unidos e de padrão internacional para materiais de construção.

residuos-plastico-blocos-construcao-01
Crédito: http://www.engenhariacivil.com/residuos-plastico-blocos-construcao

Ao longo dos anos, REPLAST tem sido usado para uma variedade de projetos, incluindo a construção de muros de contenção na Nova Zelândia e Califórnia, e têm resistido a exposição ambiental grave, incluindo vários tremores de terra, sem mostrar quaisquer sinais visíveis de estresse ou degradação.

sem-titulo
Crédito: www.byfusion.com

Mais informações no site da empresa: http://www.byfusion.com/

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • www.byfusion.com/
  • http://www.engenhariacivil.com/residuos-plastico-blocos-construcao

Anúncios