Fundada em 1968, a empresa americana Deltec Homes é uma empresa familiar sediada em Asheville, NC e, apesar de já antiga, é uma empresa muito preocupada com o meio ambiente. Eles construíam principalmente casas redondas para hotéis. Como mais e mais hóspedes dessas casas gostavam do ambiente e questionavam sobre a construção de sua própria casa redonda, o negócio da Deltec mudou de comercial para residencial. Hoje, mais de 85% das casas são residenciais e essas casas são muito conhecidas por sua eficiência energética e resistência a furacões. E é a eficiência energética que torna essa empresa diferente.

6_14646579636_o
Crédito: http://www.deltechomes.com/

O compromisso com o meio ambiente os levou a construir casas que não só reduzam o impacto ambiental, mas que criem um efeito autossustentável. O design de alto desempenho e engenharia avançada torna mais fácil e mais acessível a construção de uma casa que produza tanta energia quanto seja necessário através de energia renovável, conhecida como Net Zero Energy. Uma casa Net-Zero Energy é mais do que uma casa com painéis solares. É uma casa projetada para colocar a conservação de energia em primeiro lugar. Com os sistemas de isolamento térmico das paredes, janelas de alto desempenho, kits de energia solar, design solar passivo e muito mais, qualquer das casas com tecnologia Net-Zero podem facilmente atingir necessidade zero de energia adicionais. Outra vantagem é que é uma residência feita com um design que permite a ventilação de ar fresco, o que faz circular o ar limpo, filtrado pela casa e reduz drasticamente problemas para pessoas alérgicas e poluentes.

solar-on-traditional-house
A excessiva quantidade de painéis solares necessários para alcançar a necessidade zero de energia externa numa casa convencional – Crédito: http://www.deltechomes.com/learn-more/net-zero/

deltec-with-solar1-e1446503313175-1024x594
A quantidade de painéis solares necessária para uma casa Deltec para alcançar necessidade zero de energia é muito menor – Crédito: http://www.deltechomes.com/learn-more/net-zero/

O único problema é que essa tecnologia não é tão eficiente para casas já existente uma vez que o sistema não foi totalmente pensado para evitar a necessidade de energias adicionais.

A linha, chamada de Renew Collection, se diferencia também pelo seu baixo custo para o cliente. Existem modelos, totalmente prontos para morar, que custam menos de U$S 100 mil mesmo sendo construídos dentro de padrões da arquitetura bioclimática e equipada com tecnologias de produção individual de energia renovável. As casas são equipadas com placas fotovoltaicas e sistema de aquecimento solar para água. Além disso, o desenho solar passivo aproveita mais a luminosidade natural, ao mesmo tempo em que reduz os gastos com calefação. Esses cuidados permitem que essas residências funcionem usando 2/3 menos energia do que as casas tradicionais.

placing-wall-panels_15108090896_o
Crédito: http://www.deltechomes.com/

Outro benefício é a rapidez com que as casas são construídas. Após o cliente escolher entre os nove modelos disponíveis, são necessários apenas alguns dias para que a casa seja entregue. Eles acreditam “que a construção de uma casa não deve ser um processo estressante e longo”. É por isso que eles projetam o sistema de construção a ser montado rapidamente e facilmente, através de processos que qualquer construtor possa montar. O padrão ainda tem pouca quantidade de resíduos de obra descartados e possui baixo impacto ambiental.

deltec-homes-construction_5758351243_o-e1450733149708
Crédito: http://www.deltechomes.com/
deltec-homes-construction-ceiling-insulation_5327873135_o-e1450733132192
Crédito: http://www.deltechomes.com/

O modelo mais barato da empresa tem um valor de venda de U$S 75 mil. A empresa explica que o valor do metro quadrado varia de US$ 150 a US$ 200. O preço pode variar devido a fatores como as condições do local, o nível de acabamento escolhido, localização e normas de engenharia locais e exigências. É importante lembrar que a longo prazo existe redução dos custos de manutenção e uso de energia, o que pode fazer o valor gasto na casa ser até menor do que na comparação com uma casa padrão.

deltec-homes-construction-home-built-in-slidell-la-after-owner-lost-conventional-home-to-hurricane-katrina_5819088914_o-e1450733056128Outro dado interessante é que o processo construtivo é sustentável também. Com 273 painéis solares no telhado de sua unidade de produção, cada casa Deltec é pré-fabricada usando 100% de energia renovável. Eles tem certificação LEED e fazem um controle dos resíduos de construção dos aterros e sempre à procura de saídas para alcançar o objetivo da empresa de resíduos de aterro zero.

3009326-2
Painéis da fábrica – Crédito: http://www.deltechomes.com/learn-more/green-building/

Apesar de estar disponíveis apenas para construções nos EUA, essa é mais uma prova de que é possível construir de maneira sustentável, com alta tecnologia e preço justo.

15130264925_68320db83d_o-e1450723842111
Crédito: http://www.deltechomes.com/

 

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://www.deltechomes.com;
  • http://ciclovivo.com.br/noticia/casa-pre-fabricada-que-produz-toda-a-sua-propria-energia-custa-us-75-mil/

 

 

Anúncios