Uma empresa francesa, que chama-se Newwind e tem como compromisso “Contribuir para o surgimento de cidades sustentáveis e sensíveis” desenvolveu uma árvore capaz de gerar energia! E o melhor: a energia produzida (2400kWh) pode evitar o consumo de CO2 (3,2 toneladas) equivalente à produção da mesma quantidade de energia numa central à combustão.

10058-soixante-trois-turbines-les-feuilles-au-1200x650-1
Árvore instalada em Roland-Garros – Crédito: http://www.laoujetemmenerai.com/article/le-vent-source-d-energie-a-roland-garros_a4873/1

Tudo começou em 2011, quando Jérôme Michaud-Larivière teve a ideia de criar um sistema de energia na forma de árvore, onde cada folha é realmente uma mini gerador de energia. Esta nova abordagem é capaz de proporcionar energia e autonomia simplesmente com o auxílio do vento que movimenta várias “folhas”. O projeto Arbre of Vent®  (algo como Arvore de Vento), nasceu da vontade de criar a primeira escala humana vento biomimético, capaz de recriar um laço de simpatia entre o consumidor e os meios de geração da eletricidade. O projeto da Arbre of Vent® foi confiada a Claudio Colucci, a fim de combinar a elegância e desempenho. O design biomimético combina perfeitamente em qualquer paisagem – urbano ou rural. Todos os seus mecanismos tecnológicos estão ocultas. Nenhum cabo ou gerador é visível; Eles estão todos integrados dentro dos galhos e tronco.

commence
Crédito: http://www.newwind.fr/innovations/

Essa Árvore foi desenvolvida com ajuda de uma tecnologia inovadora, chamada Aeroleaf ®, projeto ao mesmo tempo rústico e sofisticado, que incorpora um microprocessador em cada folha, permitindo que se possa extrair a máxima potência da energia eólica disponível. Três anos e meio de Pesquisa & Desenvolvimento foram necessários para que o projeto pudesse alcançar a eficiência energética desejada uma vez que ele foi projetado para capturar a energia de ventos fracos. 

arbre_a_vent_prototype
Crédito: https://mrmondialisation.org/larbre-a-vent-cette-drole-deolienne-citadine-made-in-france/
avantages
Crédito: http://www.newwind.fr/innovations/

Cada folha da árvore produz eletricidade a partir do menor sopro de ar que pode vir de qualquer lado. O interessante é que a árvore acrescenta um valor estético e emocional para as paisagens urbanas além de fornecer a energia necessária para abastecer esse local. A corrente é gerada por um (rotor) conjunto magnético, o qual é rodado por uma lâmina e move-se através de um circuito de potência. Múltiplas turbinas combinam-se para capturar os menores ventos e acumular seu poder. O regulador eletrônico em cada folha coleta a quantidade máxima de energia a cada segundo. A sua turbina de eixo vertical faz com que seja completamente discreto, a operação é silenciosa, acaba com a poluição sonora, comum em turbinas eólicas tradicionais e pode ser adaptável a todas as necessidades (de 500W a 3kW). Além disso, um sistema Plug & Play permite que o consumidor possa alterar as Aeroleafs individuais sem risco (queda de tensão) e possui um mecanismo solidamente, desprovido de correias ou engrenagens, o que resulta em maior durabilidade.

newwind-site-schema-fr-02
Crédito: http://www.newwind.fr/innovations/

Apenas uma árvore dessa é capaz de abastecer:

Essa Árvore foi projetada para durar (25 anos) e para resistir a tempestades e pode ser instalada o mais próximo possível a edifícios.

Fontes:

Anúncios