Uma empresa dos Estados Unidos, na cidade de Portland, desenvolveu um sistema de turbinas que geram energia com a passagem de água nas tubulações de distribuição das residências.

7fd3e277-0509-4e5e-9568-86596ca322f3-2060x1424
Lucid’s five-bladed spherical turbine design. Photograph: Sherri Kaven – Crédito: https://www.theguardian.com/sustainable-business/2015/sep/18/portland-oregon-drought-microhydro-electricity-from-water-pipes-lucid-energy-california

A ideia básica é a seguinte: A água flui pelas tubulações e acumula uma pressão considerável. Essa pressão é reduzida, normalmente através de válvulas redutoras de pressão, para que se consiga alimentar as residências sem que a pressão na saída seja muito grande. Pensando nisso, a Lucid Energy, criou uma turbina, chamada LucidPipe, que converte essa energia da pressão da água, passando pela tubulação em energia elétrica, criando eletricidade limpa, livre de carbono, sem impactos negativos sobre a entrega de água ou o ambiente.

ec448bb6-ba0b-4288-945c-6375bd43e394-1601x2040
Crédito: https://www.theguardian.com/sustainable-business/2015/sep/18/portland-oregon-drought-microhydro-electricity-from-water-pipes-lucid-energy-california

Essa ideia é genial! No mundo todo, estão fluindo debaixo dos nossos pés, milhões de litros d´água pelas tubulações de água municipal. A pressão dessa tubulação tem que necessariamente ser reduzida para que não ocorram problemas, principalmente em locais alimentados por gravidade. E se pudéssemos aproveitar um pouco desse excesso de pressão para gerar energia hidrelétrica ambientalmente amigável sem interromper fornecimento de água? Agora nós podemos, com o sistema de energia LucidPipe.

3041300-inline-i-1-portlands-new-pipes-3-piece-copy
Crédito: https://www.fastcoexist.com/3041300/portlands-new-pipes-harvest-power-from-drinking-water

O sistema LucidPipe pode ser colocado em linha nos tubos de uma rede de transmissão de água, e pode gerar eletricidade a partir de um excesso de pressão na tubulação, reduzindo o trabalho realizado por válvulas redutoras de pressão. E o melhor: O Sistema de Energia LucidPipe é “invisível”, ou seja, ele não afeta a entrega de água.

As turbinas esféricas são instalados dentro de grande diâmetro (24 “- 60”) e giram quando a água passa por eles, convertendo a pressão em eletricidade. Várias turbinas podem ser montadas em série, uma após a outra, para maximizar a produção de energia. Ao contrário de energia hidrelétrica convencional, o Sistema de Energia LucidPipe não inibe a entrega de água e opera em uma ampla gama de diâmetros e de pressão. Muitos sistemas convencionais de geração de energia têm sido adaptados para aplicações em tubos, mas não são adequados para utilização em tubulações de transmissão de água, porque eles esgotam 95% da pressão e, normalmente, exigem circuitos de derivação. 

4-turbine
Crédito: http://lucidenergy.com/

Segundo alguns estudos da empresa o prazo para retorno do investimento é de 10 anos. A cidade de Portland está fazendo uma atualização do seu sistema de abastecimento de água e fez a instalação de 4 turbinas. O projeto vai ajudar a cidade a cumprir as suas metas do Plano de Ação Climática, gerando uma média de 900 MWh por ano, energia suficiente para abastecer cerca de 100 casas.

power-outp
Crédito: http://lucidenergy.com/

A ideia que fica para os projetistas de instalações hidráulicas é, se podemos fazer isso nas redes de distribuição de água, porque não podemos fazer algo para os prédios que temos no Brasil a fora? Mesmo que a geração de energia fosse mínima, já seria melhor do que nada, não é? Afinal, praticamente todos os prédios precisam de válvulas de redutoras de pressão para diminuir a pressão resultante da vazão da água pela gravidade. É uma sugestão de pesquisa para a garotada que está com dúvidas sobre o seu projeto de TCC…..

 

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://lucidenergy.com/
  • http://ciclovivo.com.br/noticia/tecnologia-aproveita-fluxo-de-agua-em-canos-para-gerar-energia-limpa/

Anúncios