Com a ideia para também questionar os custos das moradias nas grandes cidades, mostrando que é possível construir de forma sustentável com valores acessíveis os jovens estudantes da Universidade de Munique, em parceria com estudantes da Universidade do Texas desenvolveram a NexusHaus. É uma casa sustentável projetada para gerar sua própria energia, reaproveitar a água e produzir seus próprios alimentos.

nexushaus3
Crédito: http://ciclovivo.com.br/noticia/casa-produz-sua-propria-energia-reaproveita-toda-agua-e-produz-alimentos/

O protótipo, desenvolvido para um concurso internacional, foi feito com materiais sustentáveis e sistemas eficientes para a produção de energia e uso da água. A casa é coberta com painéis solares, que garantem toda a energia necessária para o seu funcionamento, o que inclui iluminação, eletrodomésticos, eletrônicos, ar-condicionado e o abastecimento de um carro elétrico. Para conseguir atender a demanda e reduzir o  consumo de eletricidade, os estudantes acrescentaram um sistema de aquecimento solar de água e um sistema de armazenamento.  No Texas (onde o protótipo foi construído), a maior carga sobre a rede elétrica é durante o horário de pico da tarde de verão e é causada principalmente pela carga em sistemas de ar condicionado residenciais. A matriz NexusHaus PV é otimizada para a produção máxima durante estes horários de pico, diminuindo a carga total no pico de demanda de energia elétrica que está atualmente ultrapassando a capacidade de geração na região central do Texas.

22019318439_f59d3f991e_k
Crédito: http://www.nexushaus.com/multimedia/construction/

Para evitar qualquer desperdício de água, uma cisterna capta a água da chuva, que passa por um sistema de filtragem, tornando-a potável, enquanto a água cinza também passa por um tratamento e é usada na máquina de lavar, pia, chuveiro, irrigação e abastecimento do sistema aquapônico para a produção de alimentos.

como-funciona-o-sistema-de-aquaponia
Crédito: http://www.ecoeficientes.com.br/o-que-e-aquaponia/

De acordo com o site http://www.ecoeficientes.com.br, a aquaponia é um sistema que associa o cultivo de plantas à criação de peixes. É um sistema que resolve um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia. Basta alimentar os peixes que o ciclo se fecha. O excremento produzido pelos peixes é rico em nutrientes que alimentam as plantas que por sua vez filtram a água para os peixes. Os dois sistemas estão fisicamente separados e são interligados por um sistema de bombeamento que leva a água com fezes de peixe para o sistema hidropônico e devolve a água limpa do sistema hidropônico para o tanque com os peixes. Esse sistema ja existe há 30 anos nos países asiáticos, Australia e nos EUA e é tão eficiente que pode economizar até 90% de água em relação ao plantio tradicional. Por ser totalmente fechado, ele ainda evita o descarte de efluentes no meio ambiente. Com a necessidade da cidade de aumentar a produção de alimentos em 70 por cento em 2050 para atender a demanda os estudantes pensaram que esse é um problema que o projeto precisava resolver. Sendo assim, NexusHaus propôs uma paisagem residencial feita por alimentos usando a água cinza tratada para irrigação por gotejamento do sistema de jardinagem. Assim, além de economizar a água, o sistema proporciona uma economia significativa em alimentos para os habitantes, fornecendo produtos frescos em áreas normalmente desprovidas de tais recursos.

water_diagram-940x861
Crédito: http://www.nexushaus.com
22180101876_e7beebed1b_z
Crédito: http://www.nexushaus.com/multimedia/construction/

Além de ser eficiente em água, energia e produção de alimentos, a NexusHaus ainda foi planejada com um design inteligente e que valoriza a qualidade de vida dos moradores. Os espaços foram planejados para garantirem conforto independente da época do ano. Um exemplo é a área central da residência, que pode ser fechada ou aberta, de acordo com o clima externo. A casa ainda conta com uma cozinha com sala de jantar, sala de estar, um quarto, um banheiro e um escritório.

diagrams_day-and-night1-940x319
Crédito: http://www.nexushaus.com/project/design/

As estruturas modulares consistem em duas estruturas longas que são conectados. Um módulo é designado como o módulo de dia e contém a sala de estar, sala de jantar e cozinha. O outro módulo, designado como módulo de noite, contém dois quartos com um banheiro entre os dois.

nexushaus-floor-plan-01-940x823
Crédito: http://www.nexushaus.com/project/design/

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

 

Anúncios