O texto abaixo foi baseado no texto do Exame.com. Caso queira ver no original, clique aqui.

Quem nunca fez testes para saber qual o ponto de ebulição da água com o aumento de pressão???? Ok. Eu sei que não é todo mundo que já fez isso. Mas sempre que relacionamos a temperatura e a pressão, com mudanças do estado físico da água sempre pensamos no ponto de ebulição e nunca no ponto de fusão! Porque será?

Bom, o youtuber CodyDon Reeder, criador do canal Cody’sLab no YouTube, publicou um vídeo que mostra como fazer exatamente isso. Reeder, que faz vídeos educativos com teor científico, usa uma técnica diferente de resfriamento do líquido: em vez de usar a diminuição de temperatura, ele reduz a pressão da água dentro de uma câmara, fazendo, consequentemente, a água “ferver e efetivamente perder o calor, porque as moléculas de água que saltam – as mais quentes, ou aquelas com mais energia cinética – sairão como um gás, deixando o resto das moléculas [no copo] mais frias”,

As moléculas de água que permanecem no copo no vídeo dão energia àquelas que evaporam, portanto, perdem calor quando Reeder tenta ferver água com a diminuição da pressão. Após alguns minutos, uma parte do líquido evapora enquanto a outra congela.

A pressão tem relação direta com o ponto de ebulição de um líquido. Quando Reeder remove o ar da câmara (dessa maneira, diminuindo a pressão), o ponto de ebulição passa a ser mais baixo do que a temperatura da água. Por isso, não é preciso esquentar o líquido para que ele evapore.

Reeder usou ainda duas substâncias para que seu experimento fosse bem-sucedido. Sal feito com magnésio anidro sulfato e um frasco revestido em sulfato de cálcio estão no fundo da câmera durante o vídeo para ajudar a absorver o vapor e evitar danos aos equipamentos usados pelo youtuber. Ele também acrescenta pedaços do mineral calcita à água para tornar o processo de fervimento mais suave. As substâncias não influenciam a temperatura da câmara.

Veja o vídeo:

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Anúncios