Quem nunca viu vídeos de prédios chineses sendo construídos em poucos dias. Eu já ouvi comentários de que no Brasil isso nunca daria certo. Em partes até concordo com isso. A construção civil é muito arcaica por aqui. Porém, tenho visto muitas inovações interessantes, e é por isso que sempre publicamos algumas coisas diferentes. Quero levar essas informações a maior quantidade de pessoas possível para que a construção no Brasil se desenvolva muito mais.

Mas vamos parar de enrolar e vamos entender um pouco mais sobre essa empresa.

Em 2009, depois de dois anos pesquisando novos modelos sustentáveis de construção, a Tecverde foi criada. Um ano depois da fundação, 34 empresas formaram parceria no fornecimento de matéria-prima e equipamentos, o que criou uma robusta cadeia produtiva no estado. Hoje, a Tecverde é reconhecida no mercado pelo empreendedorismo de seus sócios e equipe, pela capacidade de inovação não apenas no mercado da construção civil e é referência em soluções eficientes e sustentáveis. Esses atributos despertaram o interesse do fundo norte-americano GEF (Global Environment Fund), especializado em investimentos em empresas de alto crescimento e que se destacam pela eficiência sócio-ambiental. Esta parceria vem a firmar que estamos idealizando o futuro da construção civil em nosso país.

“Nossa fábrica é considerada a mais automatizada da América Latina e nosso processo de montagem é 4 vezes mais rápido do que a alvenaria convencional. Temos mais de 85 mil metros quadrados construídos por todo território nacional e um dos nossos maiores objetivos é fazer com que a sua experiência de construir ou empreender seja uma das mais positivas possível.”

tecverde
Crédito: http://www.tecverde.com.br/

Essa empresa, conseguiu desenvolver o primeiro prédio no Brasil construído com tecnologia sustentável e destinado ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Eles desenvolveram esse projeto que adaptou o método alemão, conhecido como Wood Frame, para atender às exigências do MCMV. “Esta foi a primeira vez que aplicamos o nosso sistema construtivo em duas torres de edifícios residenciais do programa Minha Casa Minha Vida. É a forma mais moderna que existe para se construir, no mundo, com tecnologia de ponta, agilidade e economia”, afirma o sócio fundador e CEO da Tecverde, Caio Bonatto.

Aplicada em sistemas construtivos que alinham inovação tecnológica e sustentabilidade, a técnica para edificações é o resultado de três anos de pesquisas. É o que explica o diretor de engenharia da Tecverde, Pedro Moreira. “Este é um projeto de grande impacto, desenvolvido nos dois últimos anos, em conjunto com instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Falcão Bauer e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), no Brasil, e FPInnovation e BCIT (British Columbia Institute of Technology) do Canadá”, enumera.

A tecnologia utilizada em edifícios multifamiliares, com até quatro pavimentos, segue padrões internacionais e atende às normas brasileiras quanto ao desempenho estrutural, prevenção de incêndio, impermeabilização e conforto termoacústico. O sistema apresenta performance e durabilidade iguais ou superiores ao sistema convencional, tendo uma vida útil de mais de 50 anos sem grandes manutenções. O sistema é certificado pelas normas NBR 155575 e DATec 020.

E tudo isso, com um prazo de 40 horas de construção.

Veja o vídeo aqui.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Anúncios