Você já ouviu falar do Wood Frame? Não? Então deveria pesquisar um pouco mais a respeito. Essa é uma tecnologia relativamente nova no Brasil, mas que vem fazendo barulho por aí.

O Wood Frame é um sistema construtivo constituído de estrutura de perfis leves de madeira maciça, contraventados com chapas estruturais de madeira transformada tipo OSB (Oriented Strand Board). As chapas de OSB são constituídas de tiras de madeira reflorestada, orientadas em três camadas cruzadas, perpendiculares entre si. Essas tiras de madeira são unidas com resinas e prensadas. A espessura da placa LP OSB a ser utilizada é determinada conforme espaçamento entre montantes e tipo de revestimento. O mais comum é a utilização de painéis de 11,1 mm nas paredes e telhados e painéis de 18,3 mm para pisos e lajes. A principal função das chapas de OSB é contraventar estruturas de paredes, de construções de até dois pavimentos, e auxiliar na rigidez da estrutura, compondo diafragmas horizontais na laje de piso.

A seguir, vamos explicar o funcionamento do sistema Wood Frame, com ajuda da empresa Tecverde:

2-controle-de-material-em-laboratorios-externos-555x308
Crédito: http://www.tecverde.com.br/sistema-construtivo/

Logo na chegada, o material passa por inspeção para verificação das medidas e controle da umidade. Insumos passam por ensaios realizados em laboratórios conforme a NBR 7190 – Projeto de estruturas de madeira, para verificar a classificação estrutural e retenção do preservante químico conforme NBR 16143.

1-controle-de-umidade-na-fabrica-tecverde-1-e1468963533577-487x308
Crédito: http://www.tecverde.com.br/sistema-construtivo/

O sistema construtivo é industrializado, o que garante um controle maior na qualidade e precisão no uso de materiais, reduzindo em 85% a geração de resíduos, em 90% o uso de recursos hídricos e acelerando em até 3x o processo construtivo, uma vez que a produção fabril não sofre impacto com as condições climáticas.

O frame utiliza madeira estrutural de florestas plantadas com dupla secagem e tratada com preservante químico garantindo durabilidade superior a 50 anos.

O fechamento é executado com chapas OSB, chapa de madeira estrutural com tratamento anti cupim, utilizada para contraventamento da estrutura do painel. Sobre a chapa é aplicada a membrana hidrófuga, material que protege o painel como uma barreira contra o calor e vapor d’água, permitindo assim a respiração dos painéis de parede.

As paredes internas recebem gesso acartonado sobre o OSB, promovendo um ambiente fácil de higienizar, com conforto térmico e acústico ao proprietário.

A elétrica e hidráulica é inserida no painel ainda na fábrica, permitindo controle de qualidade do sistema por meio de testes de estanqueidade e pressão de ar.

4-eletrica-e-hidraulica-sa%cc%83o-inseridas-no-painel-na-fabrica-e-arrematadas-na-obra-555x308
Crédito: http://www.tecverde.com.br/sistema-construtivo/

O processo de industrialização do Sistema Construtivo conta com uso de máquinas para fixação das chapas de madeira e usinagem das aberturas. Este processo automatizado garante qualidade, eficiência e maior produtividade em todo o processo. Além de garantir maior segurança para a equipe operacional.

Os painéis são transportados fechados, com o revestimento externo e interno, permitindo uma logística eficiente e uma construção mais industrializada, com menos etapas de execução em obra.

No canteiro de obras, os painéis são içados com dispositivos de segurança pela Equipe de Montagem. Nossas equipes são especializadas e possuem uma produtividade média de montagem de 3 m2/homem*hora, ou seja, são até 3 vezes mais rápidas que a alvenaria convencional.

Visando tornar o canteiro de obras mais seguro e eficiente, a Tecverde propõe o uso da Cobertura Industrializada, formada por treliças pré-fabricadas que contam com conectores (chapas de dente estampado), projetadas e produzidas conforme a NBR 7190. Onde é possível, a cobertura é montada no chão e içada, aumentando o controle de qualidade e a segurança em obra.

O piso do Sistema Construtivo Tecverde é estrutural, formado por chapas de madeira e barrotes de madeira tratada. Sobre ele este é executado contrapiso de argamassa sob malha de aço, garantindo estabilidade estrutural e conforto acústico.

5-piso-sendo-icado-555x308
Crédito: http://www.tecverde.com.br/sistema-construtivo/
execucao-do-contrapiso-555x308
Crédito: http://www.tecverde.com.br/sistema-construtivo/
piso_acabado-e1460400905314-550x308
Crédito: http://www.tecverde.com.br/sistema-construtivo/

O Sistema Construtivo Tecverde é revestido com chapas cimentícias no painel no externo, o que promove estética similar a alvenaria, em atendimento a NBR 15575. Os materiais aplicados passam por ensaios de homologação quanto a durabilidade e resistência a impactos.

execucao-do-base-coat-555x308

cimenticia-arrematada-555x308
Crédito: http://www.tecverde.com.br/sistema-construtivo/

textura-aplicada-como-acabamento-da-casa-555x308

Eles garantem que proporcionam um maior conforto térmico e acústico ao proprietário de uma casa Tecverde já que os materiais utilizados foram ensaiados e seguem as normas de desempenho brasileira.acabamentofhs-555x308

Em áreas molhadas é aplicado revestimento cerâmico sobre o gesso acartonado, sendo este do tipo resistente à umidade (RU).

acabamento-interno-de-uma-casa-do-programa-mcmv-555x308
Crédito: http://www.tecverde.com.br/sistema-construtivo/

A cereja do bolo é que, além de ser um processo construtivo sustentável e limpo, essa tecnologia permite que a empresa consiga fazer um prédio de 3 pavimentos em 40 horas. Isso mesmo. Clique neste link e veja como.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/161/sistemas-construtivos-286726-1.aspx
  • http://www.tecverde.com.br/a-tecverde/#quem-somos
  • http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Noticias/Noticia/Default.aspx?newsID=4302
  • http://ciclovivo.com.br/noticia/no-parana-predio-sustentavel-de-tres-andares-e-construido-em-8-dias/
  • https://engenheironaweb.com/2016/12/03/conheca-a-tecverde-empresa-que-faz-um-predio-de-3-andares-em-5-dias/
  • https://engenheironaweb.com/2016/12/03/predio-de-3-andares-e-construido-no-parana-em-40-horas/

Anúncios