Talvez o país mais avançado em termos tecnológicos e suas leis, a Alemanha deu mais um importante passo rumo ao que alguns chamam de futuro do transporte individual. O governo alemão aprovou (janeiro/2017) um projeto que autoriza a circulação de carros autônomos nas estradas alemãs. Com isso, a Alemanha se torna o primeiro país a aceitar que um sistema automático assuma o comando de um veículo enquanto o motorista pode se ocupar com outros afazeres, como ler, atender o celular, digitar, etc.

Este projeto pretende reformular a legislação de trânsito, mas não isenta os motoristas de responsabilidades com a utilização deste tipo de veículo. Traduzindo, a lei não pretende substituir a condução autônoma pelo motorista e, por isso, o sistema deverá ser de fácil desativação a qualquer momento.

Um dos principais pontos da proposta alemã é que o motorista sempre tenha a responsabilidade pela utilização do sistema. Em caso de acidente, o culpado será identificado com a ajuda de uma caixa-preta. Esta caixa-preta, assim como nos aviões, gravará todas as informações sobre a viagem, trazendo, em caso de acidentes, informações importantes para encontrar sua causa e também é exigência condicional da liberação do veículo autônomo nas ruas, assim como o fácil desligamento do sistema.

Mike Isaac, a reporter for The New York Times, takes an Uber driverless car on a test drive through the streets of Pittsburgh.
Crédito: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/mercado,alemanha-autoriza-carros-autonomos-a-circularem-em-estradas,30836,0.htm

Alexander Dobrindt, ministro dos transportes, classificou a ideia como a regulação mais moderna no mundo considerando a possibilidade de julgar igualmente motoristas e computadores de bordo. “Os veículos autônomos são a maior revolução na mobilidade desde a invenção do automóvel”, ressaltou Dobrindt.

As especificações técnicas estão sendo analisadas pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa e depois disso, os veículos começarão a serem fabricados e vendidos.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

 

 

Anúncios