O Conselho de Edifícios de Grande Altura e Habitat Urbano (CTBUH) divulgou, depois do término da construção do Lotte World Tower, o novo ranking dos maiores edifícios do mundo. Segue abaixo o ranking:

1 – Burj Khalifa

É claro que o edifício mais alto do mundo tinha que estar em Dubai! Com uma altura de 828 metros a torre, concluída em 2010, é a maior do mundo, disparado! Hoje, o prédio, que foi construído com aço e concreto é utilizado para escritórios, hotel e residencias.

Burj Khalifa redefiniu o que é possível na concepção e engenharia de edifícios “supertall”. Combinando tecnologias de ponta e influências culturais, o edifício serve como um ícone global que é um modelo para futuros centros urbanos e fala para o movimento global em direção a áreas urbanas compactas e habitáveis.

download (3)

A Torre e seu bairro ao redor são mais centralizados do que qualquer outro desenvolvimento novo em Dubai. No centro de um novo bairro do centro da cidade, o programa de uso misto de Burj Khalifa concentra a densidade de desenvolvimento da área e fornece conexões diretas com os sistemas de transporte coletivo. A arquitetura de Burj Khalifa incorporou referências à arquitetura islâmica e ainda reflete a comunidade global moderna que é projetada servir. O plano Y em forma do edifício fornece a quantidade máxima de perímetro para janelas em espaços de vida sem desenvolver área interna inutilizável. À medida que a torre afunilada sobe, os retrocessos ocorrem nas extremidades de cada “asa” num padrão em espiral ascendente que diminui a massa da torre à medida que a altura aumenta. Estes contratempos foram modelados no túnel de vento para minimizar as forças do vento. O design da Torre foi significativamente influenciado pelo seu desempenho em relação ao vento, tanto na sua forma e orientação. O edifício passou por muitos testes de túnel de vento e iterações de projeto para desenvolver o melhor desempenho.

Burj Khalifa

O revestimento exterior, composto de alumínio e painéis de aço inoxidável texturizados spandrel, foi projetado para suportar as temperaturas extremas de Dubai durante os meses de verão, usando um vidro de baixa e para proporcionar isolamento térmico melhorado. As aletas de aço inoxidável polidas verticais foram adicionadas para acentuar a altura de Burj Khalifa e slenderness.

A altura sem precedentes do Burj Khalifa exigiu que fosse um edifício inovador de muitas maneiras. As técnicas de projeto, os sistemas de construção e as práticas de construção exigiam repensar e, em muitos casos, novas aplicações, para criar um edifício prático e eficiente. O sistema estrutural, denominado “núcleo reforçado”, é projetado para suportar eficientemente um edifício supertall usando um núcleo central forte, apoiado por suas três asas. A estrutura vertical é amarrada junto nos assoalhos mecânicos através das paredes do outrigger a fim maximize a rigidez do edifício. O resultado é um sistema eficiente onde toda a estrutura vertical do edifício é usada para suportar gravidade e cargas laterais.

download (2)

2 – Shanghai Tower

Com 632 metros a torre é a segunda maior do mundo! Como a terceira torre no trio de assinatura arranha-céus no coração Shangai, a Torre de Shangai encarna um novo protótipo para edifícios altos. Situada nas imediações da Torre Jin Mao e do Centro Financeiro Mundial de Xangai, a nova torre sobe acima do horizonte, sua fachada curvada e forma em espiral simbolizando o surgimento dinâmico da China moderna. 

download (5).jpg

Mas sua forma de torção vai além de apenas criar uma aparência única. Os testes de túnel de vento confirmam uma economia de 24 por cento na carga de vento estrutural quando comparado a um edifício retangular da mesma altura. Mais do que um marco, a torre de uso misto oferece um modo de vida sustentável em uma cidade vertical, com uma mistura única de restaurantes, lojas, escritórios e hotéis espaçados em todo o edifício.

download (6)

Shanghai Tower

3 – Makkah Royal Clock Tower

No coração da cidade islâmica mais sagrada (Mecca), Makkah Royal Clock Tower traz um ar de modernização para o movimentado centro histórico de Meca. A torre foi desenvolvida como um componente do King Abdulaziz Endowment Project e oferece acomodações confortáveis para muçulmanos devotos que fazem a viagem para a cidade a cada ano durante o período de Hajj.

download (7).jpg

Com 601 metros de altura, ele está convenientemente localizado ao lado da Grande Mesquita, que pode acomodar até dois milhões de fiéis ao longo do evento. A torre do relógio está no centro de um complexo alto chamado Abraj Al-Bait. Seis subidas elevadas menores cercam-no em alturas que variam e acomodam usos residencial e do hotel.

download.jpg

Fiel ao seu nome, quatro rostos de relógio colossal são montados perto do topo da torre. Estes relógios mantêm o recorde para os maiores e mais altos do mundo. À noite, as faces do relógio são iluminadas por um milhão de luzes LED que transformam a torre em um farol verde e branco. A escrita é inscrita acima de cada relógio, com as palavras “Deus é o maior” nos lados norte e sul, enquanto o Corão adorna os lados leste e oeste. A torre da torre apresenta um centro de observação esférico em sua base. O pináculo é coberto com um brilhante mosaico de ouro crescente que pesa 35 toneladas métricas. Uma série de amenidades culturais estão presentes nos níveis superiores da torre, incluindo um centro de observação lunar e um museu de cosmologia.

Makkah Royal Clock Tower

4 – Ping An Finance Center

Com 599 metros de altura, Ping An Finance Center está localizado no distrito de Futian da cidade e representa uma nova geração do arranha-céus asiático protótipo: muito alto, muito denso e hiper-conectado.

download (1)

Ping An Finance Center sobe de uma localização proeminente no centro da cidade, conectando-se perfeitamente com as propriedades comerciais e residenciais vizinhas, bem como o corredor ferroviário de alta velocidade do Delta do Rio das Pérolas.

download (2).jpg

Em sua altura final, a torre simbolizará uma cidade que tem testemunhado um crescimento urbano sem precedentes – de 300.000 pessoas para aproximadamente 10 milhões – nos 35 anos desde que se tornou a primeira Zona Econômica Especial da China.

Ping An Finance Center.png

5 – Lotte World Tower

download (3)Inspirando-se das formas tradicionais de arte coreana no design dos vários espaços de programas interiores, a forma cônica e lustrosa de Lotte World Tower se destaca da topografia rochosa e montanhosa de Seul. A torre é programada com uma maior variedade de funções do que é normalmente encontrado em um edifício alto. Para conhecer mais sobre ela, acesse aqui.

Lotte World Tower

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://skyscrapercenter.com/buildings
  • https://engenheironaweb.com/2017/04/15/concluida-a-construcao-do-lotte-world-tower-de-555-metros-de-altura/

Anúncios