Um dos maiores desafios da energia solar é que, com exceções como as apresentadas aqui, não é possível fazer energia sem a luz solar. Porém, de acordo com alguns cientistas Alemães, isso pode mudar em breve.

Os cientistas do Centro Aeroespacial Alemão, em Jülich, construíram uma instalação única dentro de um galpão – o “maior sol artificial do mundo”, segundo eles. Composto por 149 projetores de luz de cinema, o “sol” emite um raio de luz que é 10 mil vezes mais forte que os raios solares sobre a Terra.

“Esta instalação nos dá luz artificial permanente, o que é muito útil. Especialmente aqui no oeste da Alemanha, onde o clima não é perfeito”, disse à BBC Kai Wieghardt, coordenador do projeto. O conjunto de mais de 14 metros de altura e 16 metros de diametro pode produzir temperaturas de até 3000º C centrada em um único ponto de 20×20 centímetros.

Através do dispositivo, chamado Synlight, os cientistas estudam novas maneiras de produzir hidrogênio combustível, que é considerado uma fonte energética do futuro, já que não contribui para o aquecimento do planeta. O hidrogênio é um elemento combustível muito útil já que não gera emissão de carbono na atmosfera. Apesar de ser abundante no universo, o hidrogênio é um elemento raro na Terra. Uma maneira de fabricá-lo é dividir a água (H2O) em seus dois componentes – hidrogênio (H) e o outro Oxigênio (O2) – usando eletricidade, em um processo chamado eletrólise.

Claro que simular o sol para gerar hidrogênio em boa quantidade exige muita energia. Em quatro horas, o sistema Synlight usa tanta eletricidade como uma família de quatro pessoas em um ano. Ao estudar o funcionamento do sol artificial, os cientistas esperam eventualmente descobrir uma forma de usar a luz solar real para fazer hidrogênio, ao invés de luz artificial.

German scientists test world's 'largest artificial sun'

No Brasil, onde o sol é abundante, a capacidade de energia solar não chega a 1GW por ano – atualmente está em 83 megawatts, correspondendo a apenas 0,02% da geração elétrica do país. Esperamos que esse número mude rapidamente e iniciativas como a do BNDES (clique aqui para saber mais) nos dão condições de acreditar que isso ocorrerá nos próximos anos.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

http://www.bbc.com/portuguese/39847353

https://momentocurioso.com.br/sol-artificial/

Por que a Alemanha está testando o maior sol artificial do mundo

Anúncios