Como já falamos aqui, o hidrogênio é considerado o combustível do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente, que trará benefícios para toda a humanidade, e o mais importante: para o meio ambiente. No entanto, o gás hidrogênio (H2), existe em pequenas quantidades na Terra. Um dos desafios à produção de hidrogênio de uma forma sustentável consiste na libertação de H2 das suas ligações com o carbono e o oxigênio. E esse desafio parece ser resolvido de forma muito interessante por engenheiros belgas. Eles construíram uma célula a combustível que demonstra um conceito virtualmente revolucionário: enquanto retira a poluição do ar, ele produz hidrogênio, um combustível limpo, utilizando apenas a energia solar. Eles conseguiram atingir simultaneamente dois objetivos: purificar o ar e gerar um combustível alternativo que, quando queimado, não gera novos poluentes.

010115170515-ar-poluido-gera-energia
Crédito: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ar-poluido-usado-produzir-combustivel-limpo&id=010115170515#.WRur_GgrLDc

“Nós usamos um pequeno dispositivo com duas câmaras separadas por uma membrana. O ar é purificado de um lado, enquanto no outro lado é produzido gás hidrogênio a partir de uma parte dos produtos de degradação, que pode ser armazenado e usado posteriormente como combustível, como já está sendo feito em alguns ônibus a hidrogênio, por exemplo,” explicou o professor Sammy Verbruggen, que desenvolveu a célula a combustível juntamente com seus colegas das universidades de Antuérpia e Lovaina.

Célula a combustível solar

A grande idéia dessa célula a combustível solar está justamente na membrana, feita com nanomateriais funcionais, que funcionam como catalisadores das reações para “produzir gás hidrogênio e quebrar a poluição do ar. No passado, essas células foram usadas principalmente para extrair hidrogênio da água. Descobrimos agora que isso também é possível, e de forma ainda mais eficiente, com ar poluído,” disse Verbruggen.

40218FCB00000578-4488336-image-a-26_1494336721364
Crédito: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-4488336/New-device-generates-POWER-polluted-air.html

Apesar de parecer um processo complexo, o aparelho só precisa ser exposto à luz. O uso da luz solar é uma escolha natural, uma vez que os processos fundamentais de construção da tecnologia são semelhantes aos usados nos painéis solares. A diferença é que a eletricidade não é gerada diretamente, como em uma placa fotovoltaica – enquanto purificam o ar, as reações também produzem energia, que é armazenada na forma do gás hidrogênio.

Os fabricantes de carros estão investindo cada vez mais no desenvolvendo de carros que funcionam com hidrogênio em vez de combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel. Essa pode ser a chave para resolvermos de uma vez o problema da poluição nas cidades!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-4488336/New-device-generates-POWER-polluted-air.html

http://www.mtitecnologia.com.br/ar-poluido-e-usado-para-produzir-combustivel-limpo/.

https://noticiaalternativa.com.br/ar-poluido/

http://www.scienceinschool.org/pt/2012/issue22/hydrogen

Anúncios