Você que é de obra sabe muito bem que sempre aparece algum engenheiro mais velho dizendo: “no meu tempo não era assim”, “no meu tempo era mais difícil”, “no meu tempo eu fazia isso na mão”, “no meu tempo eu rodava a obra todo dia”, etc. Bom, vamos concordar que hoje em dia ser um engenheiro ou arquiteto de obra não é só trabalhar com o pé no barro. Ele acaba tendo que ser um administrador, gestor de pessoas, líder de equipe, etc. Por isso, a vida é cada vez mais corrida para nós, simples engenheiros e arquitetos do século 21. Foi pensando nisso que fizemos essa lista. Quem sabe você não encontra algum aplicativo que possa te fazer ter mais tempo para lidar com outros problemas que vai encontrar na obra.

Neste texto, você vai conhecer dez dos mais utilizados aplicativos para construção civil.

1. Autodesk® AutoCAD 360

Versão mobile do famoso software utilizado por engenheiros e arquitetos no mundo inteiro. Esse aplicativo facilita sua vida na hora se sair a campo. Conheça mais aqui.

2. JobFLEX

Quando o cliente pedir um orçamento, basta criar uma lista e o app gera a estimativa. É muito bom para armazenar e facilitar a organização de informações de contato com clientes e pedidos em andamento. Conheça mais aqui.

3. Safesite

Uma das funcionalidades é tirar fotos de possíveis erros e notificar a equipe responsável pela correção. O app ainda permite acompanhar em tempo real a resolução do problema.

4. Reforma Simples

Calcular rapidamente a quantidade de material necessário em uma obra. Este é o objetivo do app. Basta inserir as medidas do espaço e a ferramenta indica a quantidade de cimento e vergalhão, por exemplo.

5. FTQ360

O aplicativo traz mais de 150 opções de checklists para acompanhar a produtividade, a qualidade e a segurança no canteiro de obras. A ferramenta permite ainda o envio de listas de tarefas para os responsáveis, facilitando o trabalho de inspeção em obras.

6. Construction Master Pro

O app pode substituir a calculadora e resolver problemas de cálculo com facilidade pelo celular. Indicada para arquitetos e engenheiros, a ferramenta tem funções para converter medidas e calcular ângulos, áreas e volume.

7. Photo Measures

Uma excelente ferramenta que pode ser utilizada tanto para equipe de obra (engenheiros, arquitetos, mestres de obra, etc) quanto por pessoas comuns e permite tirar fotos de locais e anotar, diretamente no aplicativo, as medidas e dimensões. É possível ainda fazer anotações sobre o espaço e salvar o arquivo como PDF ou imagem.

8. Fieldwire

Visualizar rapidamente a planta do espaço, acompanhar o cronograma de atividades e acessar checklists são algumas das funcionalidades do aplicativo que, segundo o próprio site, já foi usado em mais de 50 mil projetos, envia notificações no celular para verificar a resolução de problemas, por exemplo.

9. Sienge

A ferramenta mais completa que vimos nessa lista. Auxilia no acompanhamento de obras, controle de orçamentos,  processo de compras e gestão financeira e contábil. Uma de suas principais funções é reduzir o desperdício e diminuir custos.

10. PlanGrid

Com o aplicativo PlanGrid, é possível trabalhar em plantas mesmo à distância. Ele armazena mudanças na planta para comparação e também anotações, medidas e inspeções. A navegação é simples e toda a equipe pode colaborar, com permissões de acesso diferentes para cada um.

11. Construct App

Em 2016, a revista americana Fast Company listou a Construct como uma das melhores empresas do mundo e a quarta mais inovadora na América Latina. A contrutora Tecnisa utiliza o aplicativo e já conseguiu otimizar em 5 horas o seu fluxo semanal de trabalho — descubra como aqui.

12. Autodesk ForceEffect

Um simples, rápido e intuitivo app para o uso profissional, porém também serve para ajudar nos estudos de isostática, mecânica dos fluídos, teoria das estruturas e em outras disciplinas. Permite o desenho de estruturas à mão livre. Vale a pena conferir aqui.

13. iCircuit

Divertido e prático para gerar experimentos e concepções em circuitos elétricos com simulação avançada. Pode lidar com circuitos analógicos e digitais, apresentá-los em tempo real e analisá-los. Possui mais de 30 elementos que poderão planejar um circuito, dentre eles podemos encontrar resistores simples, capacitores, indutores, multímetro, osciloscópio, geradores de sinais, fontes de tensão, portas lógicas, simulador de sinais AM e FM e várias outras ferramentas.

14. Wolfram Alpha

Bem famoso no meio acadêmico o Wolfram Alpha apresenta funções como plotagem, álgebra, matemática aplicada, física, química, eletricidade e magnetismo, teoria dos números, termodinâmica, geo-codificação, cadeia de processamento e uma grande quantidade de ferramentas disponíveis para diversas vertentes da Engenharia.

15. HP 50g

O desenvolvedor Marek Zima criou um aplicativo (mais precisamente um emulador) da HP 50G para Android e iOS, e nele você tem todas as funcionalidades da HP 50G original, no seu celular.

16. eDrawings

O eDrawings oferece ferramentas para montar, desenhar e planejar projetos, além de ajudar no desenvolvimento de produtos em 2 e 3D.

17. MyScript Calculator – Calculadora com texto escrito à mão

Uma calculadora, onde o usuário pode escrever a fórmula a ser resolvida a mão, basta colocar a expressão na tela que o aplicativo reconhece a questão e soluciona o problema de forma rápida, eficiente para o dia-a-dia dos profissionais e estudantes. Permite realizar operações complexas, com interface simples, mas que pode ajudar nos momentos de necessidade.

18. Integral Step-by-Step Calculator

O nome (em inglês) já diz: uma calculadora de integrais com resolução passo a passo. O interessante desse aplicativo é que ele não precisa de conexão com a internet para funcionar. Indicado principalmente para quem está cursando Cálculo I, II, III ou IV e tem dificuldades para entender a matéria.

19. Graphing Calculator

Converter unidade, desenhar gráficos e usar a calculadora científica. O Graphing Calculator pode ser considerado um 3 em 1, verdadeiro coringa no seu smartphone para o escritório ou para a ida a campo.

Gostou dessa notícia? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Anúncios