Com o número de sem-teto rapidamente em ascensão nas grandes cidades, as pessoas estão lutando para encontrar soluções para evitar essa situação e, quando não for possível, diminuir o sofrimento dessas pessoas. Foi pensando nisso que um grupo de alunas da Escola Secundária de San Fernando em Los Angeles na Califórnia desenvolveram uma barraca movida a energia solar. E fizeram isso apesar de não terem nenhuma experiência prévia com engenharia ou invenção.

solar-powered-tent-invention-homeless-teen-girls-15-719x479.jpg

As alunas responsáveis pela invenção estão cursando o ensino médio e não possuem qualquer experiência prévia com engenharia ou ciência. São adolescentes que integram famílias de baixa renda em Los Angeles e foram recrutadas pelo programa DIY Girls, que busca incentivar as garotas a se interessarem pelas áreas de tecnologia e engenharia.

solar-powered-tent-invention-homeless-teen-girls-16-719x479.jpg

Evelyn Gomez, diretora executiva da DIY Girls, supervisionou a equipe de 12 meninas. Ajudados por vídeos do YouTube e buscas do Google, elas trabalharam juntas ao longo de um ano para produzir a barraca por meio de uma mistura de costura, codificação e impressão em 3D.

solar-powered-tent-invention-homeless-teen-girls-19-719x479.jpg

“Nossa comunidade, o Vale de San Fernando, viu um aumento de 36% na falta de moradia em 2016, para 7.100 residentes. Os líderes locais consideram aliviar a situação dos sem-teto em Los Angeles como um ‘estado de emergência’. É com um senso de urgência correspondente que buscamos aplicar princípios e processos de engenharia para o desenvolvimento de um dispositivo que nós acreditamos que possa servir à população dos sem-teto”, afirma as idealizadores do projeto em uma campanha de financiamento coletivo.

solar-powered-tent-invention-homeless-teen-girls-20-719x479.jpg

A missão da DIY Girls é aumentar o interesse e o sucesso das meninas em tecnologia, engenharia e realização através de experiências educacionais inovadoras e relacionamentos de mentores. Segundo o próprio site da instituição eles são “uma comunidade de apoio para meninas, impulsionada pelo interesse em criar e construir com tecnologia. DIY Girls usa uma abordagem de três direções que integra compromisso, capacitação e continuidade para garantir o sucesso das meninas. Oferecemos programas extra-escolares e de verão que oferecem experiências práticas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) para meninas. As meninas aprendem habilidades técnicas e as aplicam criando seus próprios projetos criativos e invenções.”

solar-powered-tent-invention-homeless-teen-girls-21-719x479

Após todo esse trabalho duro valeu a pena no final, já que as meninas ganharam uma doação de US$ 10 mil do programa Lemelson-MIT e apresentarão sua invenção no EurekaFest do MIT em 16 de junho. Vindo de famílias de baixa renda, as meninas quase não fizeram a viagem, mas graças a uma campanha do GoFundMe, elas levantaram mais de US$ 18 mil em doações e garantiram a participação. A história foi noticiada pelo Bored Panda.

solar-powered-tent-invention-homeless-teen-girls-24-640x479.jpg

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

http://virgula.uol.com.br/geek/garotas-desenvolvem-barraca-inteligente-para-moradores-de-rua/#img=10&galleryId=1230553

http://www.diygirls.org/

http://ciclovivo.com.br/noticia/garotas-de-baixa-renda-criam-barraca-solar-que-vira-mochila/

Anúncios