Uma dupla de engenheiros civis da Universidade Politécnica Pedro o Grande de São Petersburgo (SPBSTU) desenvolveu um novo sistema construtivo de estruturas de concreto armado que promete um comportamento estrutural muito superior ao das estruturas de concreto armado convencional e uma redução significativa do seu peso.

Desenvolvido por Andrey Ponomarev e um estudante de pós-graduação, Alexander Rassokhin,  o sistema permite um aumento da capacidade de carga em mais de 200% e uma diminuição de 80% na densidade específica dos elementos estruturais. Para tal, os engenheiros da SPBSTU utilizaram concreto armado nano-estruturado, de elevada resistência, mais leve que o concreto convencional, reforçado com grelhas tridimensionais, de geometria complexa, fabricadas com materiais compósitos.

Segundo os investigadores, o novo sistema construtivo permite igualmente assegurar a integridade estrutural de construções sujeitas a ações sísmicas, podendo ser utilizado tanto na execução de pontes e viadutos, como de edifícios. O bom comportamento sísmico é assegurado pela configuração contínua do reforço dos elementos estruturais, o que permite uma distribuição adequada dos esforços.

Os pesquisadores calcularam que a vida útil das estruturas de construção, feitas com o uso deste sistema de reforço, aumentará pelo menos 2-3 vezes em comparação com seus análogos modernos.

engenheiros-civis-russos-capacidade-carga-estruturas-betao-armado-02

“Esse sistema permite garantir a integridade da estrutura mesmo em condições de atividade sísmica, uma vez que a carga é distribuída por toda a estrutura como um todo, e não por barras de reforço individuais. A invenção pode ser usada na construção de pontes e cruzamentos de pedestres, não – navios metálicos, edifícios residenciais de baixa elevação “, afirma Alexander Rassokhin.

Os fundamentos da pesquisa foram descritos em um artigo “Hybrid wood-polymer composites in civil engineering” na revista “Magazine of Civil Engineering.”

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Anúncios