Foi esta semana demonstrado, pelo Instituto de Pesquisa Marítima da Holanda (MARIN), na cidade de Wageningen, um novo conceito de construção de ilhas artificiais flutuantes. A estrutura apresentada pelos pesquisadores holandeses é formada por 87 módulos triangulares, fabricados com materiais poliméricos, dimensionados para serem ancorados ao leito marítimo. O sistema construtivo possibilita a execução de ilhas com até 5 quilómetros de comprimento, permitindo fazer frente à subida do nível dos mares. As mega ilhas flutuantes oferecem espaço de vida e trabalho à prova de futuro no mar para:

  • Desenvolver, gerar, armazenar e manter energia sustentável (energia offshore, energia das marés, energia das ondas e painéis solares flutuantes);
  • Carregando e transbordando carga em áreas costeiras onde há pouca infraestrutura;
  • Cultivando alimentos, como algas e peixes;
  • Construindo casas e recreação perto da água.

holandeses-construir-ilhas-flutuantes-04.jpg

Estes tipos de soluções fazem parte do Blue Future no qual os mares e os oceanos (que representam cerca de 70% da superfície terrestre) são utilizados de forma sustentável.

Os desafios tecnológicos são enormes. Como desenvolvemos estruturas mega flutuantes que são fortes e seguras o suficiente para suportar ventos e correntes? Como esses sistemas podem ser conectados ao fundo do mar? Qual é a extensão do movimento de uma ilha, e que efeito isso tem sobre as pessoas que vivem e trabalham na ilha? Como podemos organizar o tráfego e o transporte?

Mas nem tudo são flores como lembra o próprio grupo de pesquisas. É preciso que sejam feitos estudos detalhados, realizado por oceanógrafos especializados para que se possa entender quais são os problemas ecológicos. Qual é o efeito de uma grande comunidade flutuante na água embaixo e em torno dela? Como podemos tornar o sistema cíclico em termos de água, energia, matérias-primas e resíduos? O que poderia acontecer se essa faixa de água ficasse completamente sem acesso à energia solar? Isso com certeza influenciaria os fitoplânctons da região o que poderia gerar um grande problema no bioma local.

holandeses-construir-ilhas-flutuantes-03.jpg

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.engenhariacivil.com/holandeses-construir-ilhas-flutuantes#more-24922
  • http://www.marin.nl/web/News/News-items/MARIN-tests-first-floating-mega-island.htm

Anúncios