Inaugurada em 1998 no Japão, a ponte Akashi-Kaikyo é uma obra imponente de engenharia e uma das pontes mais conhecidas no mundo. Localizada sobre o estreito de Akashi, a Ponte de Akashi Kaikyo estabelece a ligação entre a cidade de Kobe e a Ilha de Awaji. Possui o mais longo vão central, cerca de 1990 metros, de qualquer ponte suspensa do mundo. Com 6 vias rodoviárias e 4 vias de emergência, é constituída por um tabuleiro com 3991 metros de comprimento e pilares com altura máxima de 283 metros. A Ponte suspensa de Akashi Kaikyo foi dimensionada pelo famoso Engenheiro Civil japonês Kashima Satoshi e demorou 10 anos a ser construída, tendo mesmo resistido a um sismo durante a sua execução, em 2005, que provocou um aumento de distância entre os seus pilares no valor de 1 metro.

Akashi Kaikyo 4.jpg

O local onde a ponte foi construída tem profundidades de 100 metros e correntes de 14Km/h, que por vezes atingem os 290Km/h. Quando foi inaugurada a ponte, o seu tabuleiro suspenso superou o recorde anterior, que havia sido batido também em 1998 aquando da inauguração da ponte Great Belt na Dinamarca (o seu tabuleiro suspenso tem 1624 metros).

mais-longa-ponte-suspensa-mundo-04

GENERALIDADES

Mas o recorde do maior tabuleiro suspenso de uma ponte do mundo não foi o único recorde que a ponte Akashi-Kayko bateu. Além desse, bateu mais dois recordes mundiais, nomeadamente o de ponte mais alta do mundo e o de ponte mais cara do mundo, com um custo de cerca de 4,3 biliões de dólares. Os números desta ponte conseguem ser tão impressionantes que só em aço usado na ponte dá um total de 300000 Km de desenvolvimento. Para que se perceba melhor o que isto significa, a quantidade de aço usada na ponte dava para dar 7 voltas e meia ao mundo.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.engenhariacivil.com/mais-longa-ponte-suspensa-mundo#more-24973
  • http://www.engenhariaeconstrucao.com/2011/11/ponte-akashi-kaikyo-o-maior-tabuleiro.html

Anúncios