Nesta semana, o Reino Unido anunciou que proibirá a venda de carros movidos a gasolina e diesel. A iniciativa, que deve valer a partir de 2040, se une a diversos países europeus que já anunciaram planos de restringir tais veículos.

A idéia é tirar totalmente os veículos de gasolina e diesel das ruas até 2050. Ou seja, se o feito de não vender mais tais veículos for alcançado, o país quer que nenhum esteja mais em circulação dez anos após a medida implantada. O anúncio foi feito pelo ministro do meio ambiente Michael Gove.

As medidas necessárias já estão reunidas em um documento. Entre os itens, foi orçado 200 milhões de libras para investir em políticas de restrição de veículos a diesel nas regiões mais poluídas.

“Não podemos continuar com os carros a diesel e gasolina, não só pelos problemas de saúde que eles causam, mas também porque as emissões [de poluentes] significariam uma aceleração da mudança climática. Causaríamos dano ao nosso planeta e às próximas gerações”, disse Gove a uma emissora de rádio da rede BBC.

2017-07-26t094652z-1802397802-rc134f16ba00-rtrmadp-3-britain-autos.jpg

Europa contra os carros a combustão

No mês passado, a França anunciou a intenção de acabar com a venda dos modelos a combustão também até 2040. O plano do governo francês integra o acordo votado na Conferência de Paris, em dezembro de 2015, de luta contra o aquecimento global.

Algumas cidades da Alemanha, incluindo Munique e Stuttgart, também consideram banir os veículos a diesel.

Até 2035, para cada grama de carbono emitida, a mesma quantidade deverá ser retirada da atmosfera. Para isso, a diminuição da circulação de veículos é essencial.

O escândalo de fraude em emissões da Volkswagen pode ter dado um impulso a essas iniciativas. Por isto, montadoras também estão investindo forte para mudar a matriz energética.

A Volvo, por exemplo, não lançará mais modelos novos movidos somente a combustão a partir de 2019.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://ciclovivo.com.br/noticia/reino-unido-vai-banir-veiculos-a-gasolina-e-diesel-a-partir-de-2040/
  • http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/07/1904325-reino-unido-banira-carro-a-diesel-e-a-gasolina-em-2040-diz-jornal.shtml
  • http://g1.globo.com/carros/noticia/reino-unido-anuncia-plano-para-acabar-com-carros-a-gasolina-ou-diesel-ate-2050.ghtml

Anúncios