Como já falamos aqui, o telhado verde é um sistema construtivo que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável. É instalado em lajes ou até mesmo sobre telhados convencionais e consiste em camadas de impermeabilização e de drenagem, as quais recebem o solo e a vegetação indicada para o projeto. No entanto muitas vezes é encontrada uma dificuldade para o cidadão comum que quer apenas conhecer a viabilidade dessa solução para sua casa ou edifício, e provavelmente não irá recebê-la de forma totalmente imparcial de um vendedor. Por isso, vamos tentar explicar melhor quais são as vantagens e desvantagens desse sistema para que você possa escolher se vale a pena ou não utilizá-lo na sua construção ou reforma.

VANTAGENS

1- Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades – A poluição atmosférica da cidade interna pode causar sérios efeitos adversos para a saúde. Em particular, os óxidos de nitrogênio, monóxidos de carbono, compostos orgânicos voláteis e gases de escape diesel estão criando combinações perigosas de substâncias tóxicas para habitantes urbanos. As plantas são capazes de melhorar a qualidade do ar. Um metro quadrado de Telhado Verde pode filtrar aproximadamente 0,2 kg de poeira de aerossol e partículas de poluição por ano. Além disso, os nitratos e outros materiais nocivos no ar e nas chuvas são depositados no meio de cultivo.

2- Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades – O aquecimento global, o aumento das superfícies seladas e o excesso de calor dos edifícios residenciais, indústria e trânsito estão levando ao aumento constante das temperaturas dentro das aglomerações urbanas. A diferença de temperatura entre uma cidade e o campo circundante é referida como o efeito da ilha de calor urbano. No verão, esse efeito pode atingir quase 10 ° C. O efeito da ilha do calor urbano reduz drasticamente a qualidade de vida e prejudica a saúde dos habitantes da cidade. Os “condicionadores de ar” naturais, como áreas verdes e parques, podem absorver até 80% da entrada de energia; No entanto, em áreas densamente povoadas, áreas verdes são raras. As superfícies de telhado ajardinado são uma alternativa, pois diminuem o “efeito da ilha do calor urbano” através do processo de transpiração e humidifica o ar seco. Este processo proporciona um clima melhor para os ocupantes de apartamentos e edifícios adjacentes.

3- Melhora o isolamento térmico da edificação – Protege contra as altas temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno.red_noise

4- Melhora o isolamento acústico da edificação – Os telhados verdes reduzem a reflexão sonora em até 3 dB e melhoram o isolamento do som em até 8 dB. Isso é importante para pessoas que vivem perto de aeroportos, discotecas barulhentas ou parques industriais. Além disso, as ondas eletromagnéticas das estações transmissoras podem ser efetivamente protegidas pela camada de vegetação.

5- Maior retenção da água das chuvas – A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto e ainda filtra a poluição dessas águas.

stormwater_ret

6- Retenção de água pluvial – Os telhados verdes são instrumentos muito importantes na prevenção de inundações locais. Dependendo do tipo de telhado (clique aqui para conhecer os tipos) e da profundidade do meio de cultivo, o escoamento imediato da água pode ser reduzido em 50-90%. A maior parte desta água retorna diretamente ao ciclo natural da água por transpiração / evaporação do telhado verde. O excesso de água da chuva é filtrado e drenado com um atraso temporal. Isso leva a redução do estresse no sistema de esgoto durante o ano e nos períodos de pico de fluxo. Como resultado, sistemas de esgoto de menor ou menor tamanho podem ser instalados. Em combinação com outras formas de gestão moderna da água da chuva (por exemplo, tanques de armazenamento ou retenção de sistemas de buracos de imersão), a água da chuva pode ser totalmente infiltrada no solo dos proprietários.

use_of_space.jpg

7- Uso do Telhado como espaço útil – Os telhados verdes oferecem várias possibilidades de uso, incluindo: refúgios naturais para insetos e plantas, jardins de telhados recreacionais, cafés de telhado e áreas esportivas. Se os requisitos técnicos e de construção do edifício forem cumpridos, praticamente não há limites para projetos de paisagem com plantas perenes, árvores pequenas, terraços ou jardins. Devido à utilização da propriedade do telhado, o proprietário do edifício pode economizar custos com a compra de terra adicional no nível do solo. Uma vista deslumbrante, ar fresco e privacidade também estão incluídos no preço. Os jardins do telhado aumentam enormemente o ambiente de trabalho e oferecem áreas recreativas muito úteis ao dia a dia;

8- Reduz o consumo de energia –  Os telhados verdes podem ser considerados como isolamento térmico adicional, reduzindo assim o uso de energia primária para refrigeração do ambiente. Este é um benefício econômico bem conhecido;

natural_habitat.jpg

9- É um habitat natural para animais – A vedação da paisagem pelas atividades de construção humana tem vários efeitos negativos no ecossistema e no habitat humano. Isso se aplica, em particular, às áreas urbanas, onde uma grande parcela da área total da terra é selada. Os telhados verdes podem compensar áreas verdes perdidas. Eles criam lugares vivos e vigorosos e conectam refúgios isolados para flora e fauna dentro de centros urbanos estéril. Os telhados verdes extensos de baixa manutenção promovem especialmente a biodiversidade, pois as abelhas, as borboletas e os besouros selvagens encontram comida e abrigo. Mesmo espécies raras e protegidas podem ser encontradas em telhados verdes. O ciclo natural de crescimento de plantas, auto-ceifa e seleção de estresse empresta a sistemas ecológicos com caráter único.

10- Embeleza a edificação e a cidade – Os telhados verdes melhoram visualmente a qualidade de vida nas cidades. Já algumas “ilhas” florescentes são capazes de interromper a monotonia dos centros urbanos cinzentos e sombrios e a saúde mental e física das pessoas.

11 – Aumento da expectativa de vida do telhado – A expectativa de vida de um telhado plano “nu” é de apenas 15 a 25 anos, mesmo com instalação profissional. Isto é devido ao estresse físico, químico e biológico na pele / impermeabilização do telhado ao longo dos anos. As diferenças de temperatura superiores a 100 ° C durante o ano e 60 ° C durante 24 horas não são incomuns. A radiação UV e altas taxas de ozônio aceleram o processo de envelhecimento da impermeabilização, o que resulta em fadiga material, encolhimento, formação de fissuras e vazamento. Os telhados verdes fornecem proteção para a impermeabilização. A camada de vegetação tampona o estresse de temperatura durante o verão e o inverno, e as diferenças de temperatura de 35 ° C durante o ano e 15 ° C ao longo de 24 horas geralmente não são excedidas. Além disso, o telhado verde cria uma camada de proteção para a impermeabilização em caso de danos mecânicos como granizo, vento, vandalismo e fogos de artifício.

telados-verdes-mont-e1432315695507.jpg

DESVANTAGENS

1 – Maior Custo – Claro que, ao executar um telhado verde você terá um custo maior do que se executar um telhado convencional. Existem mais etapas e mais material a ser utilizado neste tipo de telhado e, portanto, a estrutura a ser criada tem que ser mais resistente e ter um cuidado maior com a drenagem a ser realizada;

861f9a0be327dd260d5fc16d7ae2e567--marion-solar.jpg
Maior número de elementos torna o custo maior do que o convencional

2 – Manutenção – Um telhado verde necessita de mais manutenção para garantir que sua estrutura se mantenha saudável e que o telhado tenha uma boa aparência.

3 – Estrutura – Existe uma restrição muito grande quanto a colocar um telhado verde numa estrutura já existente. Se não for muito bem pensado o seu telhado pode não aguentar. Por isso, o ideal seria revisar toda a estrutura para verificar se ela realmente aguenta esse novo telhado. Caso você vá construir essa ideia tem que ser passada ao engenheiro e arquiteto da obra logo no início do projeto para facilitar a adequação. Caso contrário vocês poderão ter problemas;

4 – Cuidados com Incêndio e Vento – O risco de incêndio é algo a ser pensado antes, juntamente com o arquiteto e engenheiro. Isso porque vegetação é um material inflamável e, se não for algo bem pensado, poderá gerar problemas. O vento também é algo a ser considerado já que você não quer perder sua vegetação por causa de uma rajada de vento né?

5 – Mão de Obra Especializada – Quando se fala de mão de obra especializada isso pode ser bom ou ruim. A desvantagem é que é mais difícil encontrar alguém que saiba fazer esse projeto e, consequentemente, isso pode trazer problemas caso você queira “economizar”.

Conclusões:

Para construir um telhado verde você terá certamente um custo de implantação inicial maior (geralmente o dobro) do que telhados convencionais ou lajes impermeabilizadas. Olhando superficialmente não parece vantajoso, certo? A vantagem surge se considerarmos o ciclo de vida completo da estratégia, pois sua duração é em média o dobro tempo da opção convencional. Dificilmente uma solução comum irá durar mais de 20 anos sem manutenção, já o telhado verde, apesar de exigir cuidados específicos e periódicos, pode durar o dobro, além de proteger a laje concentrando e suportando as diferenças de temperatura e insolação.

A nossa opinião é que mesmo com pequenas desvantagens, a relação custo e benefício compensa muito, principalmente pensando no meio ambiente. Vale a pena investir no sistema!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://sustentarqui.com.br/dicas/vantagens-e-desvantagens-de-um-telhado-verde/
  • http://www.igra-world.com/benefits/private_benefits.php
  • http://2030studio.com/telhado-verde-uma-opcao-sustentavel/

Anúncios