Já dissemos aqui algumas vezes que consideramos a construção civil muito atrasada com relação ao desenvolvimento sustentável e utilização da tecnologia em larga escala. Porém, acreditamos que isso vem mudando nos últimos anos.

Engenheiros e arquitetos estão cada vez mais procurando técnicas construtivas novas. Mas não basta só produzir novas técnicas construtivas: também é preciso haver equilíbrio entre a construção civil e o meio ambiente. Por isso, as empresas e pesquisadores estão investindo cada vez mais na criação de materiais sustentáveis e inteligentes.

Fizemos uma lista com 14 materiais sustentáveis para a construção civil que já estão ajudando a transformar o setor em um espaço tecnológico e ecologicamente amigável. Confira:

1 – Bioconcreto – O concreto capaz de se regenerar e tratar suas próprias rachaduras. O concreto é feito adicionando bactérias que estão adormecidas à mistura. Vale a pena conhecer mais aqui.

bioconcreto1_sossolteiros-755x419.jpg

2 – Telhado Verde – Telhados que trazem conforto térmico e acústico, criam novos espaços e ainda por cima são sustentáveis. Para conhecer melhor, clique aqui ou aqui.

131.jpg

3 – Vidros Inteligentes – Você conhece o vidro que hora está translúcido e em outro momento está completamente fosco? Eles são muito úteis para a economia de energia elétrica, principalmente utilizando a luz solar para iluminar o ambiente e, quando se quiser uma privacidade maior, é só alterar a configuração do mesmo. Saiba mais aqui.

4 – Bambu – Sabia que o bambu tem resistência maior que a do aço utilizado na construção civil? Sabia que já existem estudos para substituir o mesmo aço no concreto armado? Clique aqui.

07_Exhibition-Piece_credit-FCL-Singapore.jpg

5 – Reutilização de plástico para alvenaria – Engenheiros e arquitetos em várias partes do mundo estão utilizando blocos de alvenaria que utilizaram plástico reciclável em sua composição. Acesse aqui ou aqui para conhecer mais.

6 – Containers – Containers são matéria prima para inúmeras novas utilizações (inclusive piscinas sustentáveis) na construção civil. Veja essas duas matérias sobre esse assunto aqui e aqui.

container-montagem-e1430435711808.jpg

7 – Lâmpadas Led – As lâmpadas Led são excelentes! Compare os vários tipos de lâmpadas aqui.

8 – Cana de Açúcar – Existem estudos para utilização de cana de açúcar em areia na construção civil. Nós falamos sobre isso aqui.

9 – Grafeno – Você já ouviu falar desse incrível material? Temos várias matérias sobre ele que, para mim, é o futuro. Para se ter uma idéia é um material 10 vezes mais forte que o aço utilizado na construção civil. Conheça mais sobre esse material que é a nossa maior aposta para o futuro aqui, aqui e aqui.

10 – Destroços de Guerra – Essa não é uma materia prima típica do Brasil mas é uma das matérias que nós Engenheiros na Web mais adoramos. Clique aqui ou aqui e conheça essas engenheiras que constroem tijolos com destroços de guerra de Gaza.

dqqkwphe4it5vv5difax.png

11 – Energia Solar – A utilização de energia solar é algo que está em evidência e cada vez mais sendo mais incentivado pelas prefeituras do Brasil inteiro. Veja mais notícias sobre esse tipo de energia aqui e aqui.

12 – Turbina que Gera Energia – Essas turbinas geram energia com a passagem de água / ar por dentro delas. É algo muito útil e que pode ajudar na geração de energia sustentável. Clique aqui ou aqui para saber mais.

13 – Casas que Geram sua própria energia – Essas casas geram sua própria energia de formas diferentes. Clique aqui e aqui para conhecer mais.

3009326-2.jpg

14 – Piso que gera energia – Já imaginou produzir energia ao aproveitar o movimento de pedestres e veículos, para iluminar ruas, calçadas e prédios comerciais? Isso já é algo em estudo no mundo inteiro mas, o professor, Xudong Wang e seus colegas da Universidade Wisconsin-Madison, nos EUA, tiveram a ideia de tornar um sistema de coleta de energia mais ambientalmente palpável, dispensando os materiais piezoelétricos tradicionais, o que permitirá a adoção dessas tecnologias dentro de casa. Eles utilizam polpa de madeira para gerar energia! Clique aqui e saiba mais.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo! Não precisa ser só para os amigos engenheiros ou arquitetos! Vamos divulgar as novidades da engenharia e tecnologia para todos!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

 

Anúncios