Vários países anunciam o fim do uso de combustíveis fósseis nos automóveis como uma política para os próximos anos como você pode ver aqui, aqui e aqui. Para o mercado, consequentemente, só resta se ajustar e começar a pensar num mundo sem combustível fóssil. Entre as preocupações das novas empresas, está em não tornar a demanda por energia elétrica um problema maior do que ele já é em diversos países. Como consequência dessa preocupação surgiu o carro elétrico que pode ser carregado com energia solar! Este carro foi produzido pela empresa alemã Sono Motors com a ajuda de um crowfounding no ano passado e apresentando em evento nesse mês: o carro solar Sion.

sonomotors-ciclovivo2.jpg

O Sion tem alcance de 250 km e preço de varejo de 16.000 Euros, sem bateria (pouco mais de 60 mil reais)  o que no Brasil representa uma faixa mediana, uma vez que os carros superiores começam a partir de 70 mil.

sonomotors-ciclovivo7

A bateria pode tanto ser comprada numa transação à vista, por menos de 4.000 Euros, ou alugada por um valor mensal. Devido ao valor comparativamente baixo, o carro é destinado a tornar a mobilidade elétrica adequada para uso diário.

sonomotors-ciclovivo8

Por causa de seus recursos especiais, o Sion é particularmente atrativo para famílias e trabalhadores urbanos. Ele possui 300 painéis fotovoltaicos, espaço para cinco passageiros e seis airbags. Além disso, há um forro de musgo integrado ao sistema de ventilação que funciona como um filtro natural para limpar partículas finas de poeira do ar. Para dar mais segurança aos passageiros, ainda foi projetada uma tela inteligente que mostra a velocidade, nível de bateria e tudo o que o motorista precisa para dirigir tranquilamente.

sono_interior.jpg

O sistema de auto-carregamento, chamado viSono (de “Vision”), também é especial. Através de células solares integradas, o veículo pode viajar até quase 30km. Mas, se for preciso rodar mais, é possível ser recarregado como um carro elétrico convencional.

sion_cockpit.jpg

De acordo com a companhia, o sistema “biSono” (de “bidirecional”) é mais um importante recurso. Ele permite que a bateria do veículo não seja apenas carregada, mas também possa fornecer energia, fazendo do Sion uma central móvel de energia. Com saída de 6.6 kW, até outros carros elétricos podem ser carregados.

sonomotors-ciclovivo6

A Sono Motors vê o futuro da mobilidade em várias opções de compartilhamento. Portanto, o Sion será equipado com três serviços diferentes de mobilidade: Compartilhamento de energia (powerSharing), Compartilhamento de carro (carSharing) e Compartilhamento de viagem (rideSharing).

sion_solar

Através de um aplicativo para smartphone, viagens de carro e eletricidade podem ser oferecidas a outros usuários. Além disso, é possível emprestar o Sion para outros usuários, por certo período de tempo.

sonomotors-ciclovivo4

Após o evento de lançamento, a Sono Motors começará uma turnê de test drive através da Europa Ocidental. Serão realizados eventos em 12 cidades e 6 países. A turnê começará no dia 18 de agosto em Munique.

sonomotors-ciclovivo1

A Sono Motors já soma mais de 1.200 pessoas interessadas no carro, que fizeram a reserva para aquisição, mas a empresa espera obter pelo menos cinco mil pedidos antes de começar a produção.

sonomotors-ciclovivo3

Veja um vídeo comercial do carro:

Segundo a empresa, estão previstas duas versões diferentes do Sion, o Extender e o Urban. Ambos são capazes de completar 80% em suas baterias em cerca de 30 minutos.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.sonomotors.com/
  • http://exame.abril.com.br/negocios/releases/sono-motors-apresenta-o-carro-solar-sion-em-munique-pela-primeira-vez/
  • https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n85076/painel-solar-crowfunding.html
  • Alemães criam carro elétrico movido a energia solar

Anúncios