Em Dubai o Sol em abundância está sendo aproveitado para a instalação de árvores artificiais e tecnológicas. Elas funcionam como estações de recarga, oferecem wifi e, claro, muita sombra aos moradores. Tudo isso utilizando energia solar.

smart-ciclovivo.jpg

As “árvores” batizadas de “Smart Palm” hoje estão presentes em praças públicas e praias. Cada ponto possui assentos, placas solares instaladas no que seriam as folhas, câmera de segurança, tela com informações sobre a cidade e avisos governamentais. Além disso, as estações são capazes de recarregar a bateria do eletrônico 2,5 vezes mais rápido do que as estações comuns.

1

2

4.png

Imitando árvores de Palmeira, cada equipamento possui luzes verdes de LED, que iluminam os locais durante a noite.

smart-ciclovivo7-768x435.jpg

Dubai ganhou recentemente o direito de sediar a Expo Mundial 2020, com o tema “Conectando Mentes, Criando o Futuro”. “No mundo altamente interligado de hoje, uma visão renovada de progresso e desenvolvimento com base em propósito compartilhado e compromisso é fundamental. Enquanto uma única mente humana e um país individual ou uma comunidade específica são únicas e notáveis, é trabalhando em colaboração que realmente avançamos “- disse Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante de Dubai.

5.png

Já há vários exemplares em Dubai, mas a novidade deve se espalhar em mais pontos da cidade até sediar a Expo Mundial 2020 – um dos maiores eventos que discute, entre outras coisas, questões de negócios, urbanismo, cultura e sustentabilidade. A Expo deverá resultar em 277 mil novos empregos nos Emirados Árabes Unidos, uma injeção de até US $ 40 bilhões na economia e um influxo de mais de 25 milhões de visitas.

Existem outros projetos parecidos, como o que será utilizado no Rock in Rio, conforme matéria escrita aqui.aqui.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://ciclovivo.com.br/noticia/dubai-instala-estacoes-de-recarga-solar-em-locais-publicos/
  • http://smart-palm.com/news/2015/05/smart-palms-to-issue-weather-warnings-at-dubai-beaches
  • https://engenheironaweb.com/2017/07/04/rock-in-rio-tera-arvore-solar-para-gerando-energia-limpa-para-carregar-celulares/

 

Anúncios