Quem passa pelo litoral britânico norte ou leste, encontra grandes estruturas de concreto, concebidas entre os anos de 1915 e 1935, por William Sansome Tucker. Mas afinal, o que são essas estruturas?
Essas grandes estruturas de concreto são nada mais que Espelhos Sonoros. Originalmente projetados para capturar os sons das aeronaves inimigas quando se aproximavam do Reino Unido desde o outro lado do Canal da Mancha e do Mar do Norte (um também tenha foi construído no Baħar iċ-Ċagħaq em Malta), esses dispositivos de escuta militar funcionaram como um sistema rudimentar de aviso nas décadas anteriores à implantação e aperfeiçoamento dos radares.
Os espelhos acústicos conseguiam identificar uma aeronave a até 24 quilômetros de distância, permitindo tempo suficiente para que a defesa britânica se preparasse para o contra-ataque. As estruturas côncavas respondiam ao som concentrando as ondas em um único ponto, onde um microfone era posicionado. Elas não só podiam anunciar a chegada de uma aeronave, mas também também determinar a direção do ataque do avião com uma precisão de 1,5 graus. Com o desenvolvimento de aeronaves mais rápidas na década de 1930, estes espelhos de som tornaram-se obsoletos.
Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo! Não precisa ser só para os amigos engenheiros ou arquitetos! Vamos divulgar as novidades da engenharia e tecnologia para todos!
Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!
Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!
Fontes:
- http://www.archdaily.com.br/br/876827/o-que-sao-as-enormes-conchas-de-concreto-na-costa-britanica
- http://www.andrewgrantham.co.uk/soundmirrors/locations/dover/