12-08-17 – 20:30 – Por: Engenheiro na Web

Quando as pessoas precisam passar um longo dia no trabalho de pé, as queixas de dor nas costas e fadiga das pernas são extremamente comuns. Em muitos casos, sentar-se no trabalho não é possível, devido ao objeto de assento ter que ficar no caminho. Todo engenheiro ou arquiteto que trabalha em obra já presenciou algum momento onde percebeu a dificuldade dos funcionários por terem que trabalhar a maior parte do tempo em pé. Isso pode ser bastante desconfortável e desgastante.

Este trabalho permanente freqüente e repetitivo pode ter um efeito prejudicial na concentração e desempenho, bem como fadiga física. Também pode resultar em queixas dos trabalhadores e mais tempo retirado do trabalho, especialmente entre os funcionários mais velhos.  Pensando nisso, duas empresas desenvolveram uma “cadeira” ergonômica, projetada para permitir que um indivíduo se sente sempre que e quando sente a necessidade de descansar. Uma startup alemã denominada Noonee, em colaboração com a firma sueca de consultoria de design Sapetti, criou um aparelho de assentos vestíveis.

1.png

Essa  “cadeira vestível”, que é acoplada em sua perna e pode virar um assento na hora que desejar. Para isso, basta dobrar as pernas para fixá-la.

A cadeira é feita de plástico de engenharia como a poliamida, e anexa à perna através de uma série de correias que se bloqueiam automaticamente quando um botão na parte superior da perna é pressionado. Os trabalhadores que usam o aparelho podem então descansar quando necessário, enquanto permanecem uma posição conveniente para continuar a tarefa em mãos.

chairless-chair-psfk.jpg

A Chairless Chair tem o potencial de ser aplicada a qualquer indústria que exija que os trabalhadores permaneçam por longos períodos, mas onde uma cadeira convencional seria um impedimento. O exemplo mais óbvio seria o trabalho de linha de montagem ou linhas de produção, como os da indústria automobilística. Ao ajudar a atenuar a fadiga dos trabalhadores, a ferramenta pode aumentar a eficiência ao diminuir a probabilidade de lesão.

images.jpg

 

Enquanto outros modelos similares atingiram o mercado com o objetivo de treinamento de força, o inventor da Chairless Chair, Keith Gunura, diz que seu projeto é fundamentalmente diferente e único. “A Chairless Chair é um suporte sentado”, disse Gunura à Nação de Inovação do Henry Ford com Mo Rocca, “É mais uma ferramenta ao invés de um exoesqueleto”.

LO--HumansMachines-Vignette1.jpg

Gunura teve sua própria experiência de queixas causadas por períodos longos durante um trabalho de estudante em um fornecedor de serviços de embalagem na Inglaterra. “Especialmente colegas mais velhos tiveram problemas, e eu ouvi a preocupação de colegas cansados todas as noites”, lembra.

csm_wb_Chairless_chair_red.jpg

Os dois fundadores da Noonee descobriram que as equipes de gerenciamento de grandes empresas também estavam preocupadas com esse problema saltando no fundo. Durante um workshop para empreendedores iniciantes da Universidade Técnica Suíça em Zurique (ETH), um dos exercícios envolveu chamar clientes potenciais e perguntar sobre seu interesse em um produto. “O líder do workshop marcou um número e nos entregou o receptor, dizendo que alguém de um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo responderia ao telefone”, explica Keith Gunura.

giphy (1).gif

Ele espera que a cadeira ofereça uma pausa aos trabalhadores em várias indústrias e em todo o mundo. “Sempre quis deixar algo que ajude as pessoas”, disse Gunura, “ou, pelo menos, mudar o mundo de uma maneira pequena”.

giphy.gif

A invenção aguenta até 200 quilos e pode ser customizada para todos os tamanhos.

Ficou interessado em saber como funciona na prática? Então assista ao vídeo acima!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://www.noonee.com/
  • https://futurism.com/the-chairless-chair-allows-you-to-sit-anywhere/
  • https://www.tecmundo.com.br/produto/119760-empresa-alema-cria-cadeira-vestivel-voce-sentar-onde-estiver.htm
  • http://targethd.net/chairless-uma-cadeira-sem-cadeira/
  • https://www.micromo.com/applications/robotics-factory-automation/chairless-chair-system

Anúncios