O bilionário norueguês Kjell Inge Røkke, homem forte na Aker, e que construiu uma verdadeira fortuna com negócios ligados à exploração de petróleo offshore, vai construir um iate colossal para a investigação marinha.

Após todos esses anos como um grande player no mercado, Kjell resolveu ser um pescador e decidiu que vai retribuir algo ao meio ambiente. Sobre o projeto, Røkke comentou: Eu desejo devolver à sociedade parte do que ela me deu. Este barco será uma parte… o mar cobre 70% da Terra e uma boa parte não é investigada”.

tn_0783b47366_2126579

Røkke, cuja fortuna está estimada em 2.6 biliões de dólares e detém quase 67 porcento da frota marítima e da exploração petrolífera offshore do conglomerado financeiro Aker ASA, deu ordem para se construir uma embarcação de pesquisa de 181 metros – a Research Expedition Vessel (REV). Esta será construída pela empresa VARD e projetada por Espen Oeino, um conhecido designer de super-iates.

O barco terá a capacidade para recolher cinco toneladas de plástico dos oceanos, todos os dias, e depois derretê-lo. Este é mais um esforço da iniciativa privada para ajudar a limpar os oceanos.

iate-ciclovivo.jpg

Cientistas e pesquisadores marinhos serão convidados a subir a bordo do REV com o objetivo de estudarem e inovarem em temas vários como as mudanças climáticas, a pesca excessiva, a poluição plástica e extração, segundo informações oficiais da Rosellinis Four-10, uma subsidiária da companhia de Røkke, a TRG, que será a proprietária da embarcação.

A Rosellinis Four-10 passará assim a colaborar com a World Wildlife Fund (Noruega) que será a responsável pela manutenção do barco, que será equipado com laboratório, drones aquáticos e aéreos, auditório, dois helipontos e veículo subaquático autônomo.

nave-norvegia-plastica-1110x666.jpeg

O REV tem capacidade para acomodar 60 cientistas e 40 membros de tripulação e será o maior iate do Mundo. “O iate será uma plataforma para reunir conhecimento. Gostaria de receber pesquisadores, grupos ambientais e outras instituições a bordo, para adquirir novas habilidades e desenvolver soluções inovadoras para enfrentar os desafios e oportunidades ligadas aos mares”, afirma Røkke.

Uma informação importante é que, a respeito da poluição gerada pela embarcação, os desenvolvedores explicam que a pegada de carbono será reduzida por meio de um sistema de gestão de energia, que conta até com sistema elétrico. Além disso, haverá um sistema de limpeza dos gases poluentes emitidos.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo! Não precisa ser só para os amigos engenheiros ou arquitetos! Vamos divulgar as novidades da engenharia e tecnologia para todos!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.portalmaritimo.com/2017/07/31/kjell-inge-rokke-vai-construir-barco-de-pesquisa-de-ultima-geracao-veja-o-video/
  • http://ciclovivo.com.br/noticia/bilionario-vai-recolher-plastico-dos-oceanos-com-maior-iate-do-mundo/
  • http://surftotal.com/noticias/ambiente/item/11606-bilionario-noruegues-constroi-iate-para-eliminar-plastico-dos-mares
  • http://waves.terra.com.br/waves/variedades/ambiente/bilionario-quer-salvar-o-planeta

Anúncios