O ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chamou a mudança climática de “desafio definidor de nosso tempo”, e os impactos dessa mudança já se fazem sentir em muitos países.

Ao mesmo tempo, ainda é muito difícil para muitas pessoas que não trabalham diretamente com o tema compreender os conceitos básicos da mudança climática. Por exemplo, que gases estão realmente contribuindo para o efeito estufa? Qual a mudança de temperatura projetada para este século? Como funciona o processo internacional de negociação sobre mudança climática? Que opções de adaptação e mitigação estão disponíveis e como selecionar as mais adequadas? De onde vem o financiamento?

1.png

O Programa UN CC: Learn é a maior iniciativa de educação da ONU sobre mudança climática. O curso online introdutório é gratuito, pode ser feito de acordo com a disponibilidade do usuário, e oferece informações claras, concisas e atualizadas para quem pretende saber mais sobre o assunto. Mais de 10 mil pessoas, de vários continentes, já fizeram o curso, que está disponível em cinco línguas.

A versão em português é fruto de parceria entre o governo brasileiro, a UNESCO no Brasil e o UN CC: Learn, projeto que envolve mais de 35 agências das Nações Unidas. Em breve outros cursos também devem ser disponibilizados.

Segundo a ONU, diversas organizações estão se comprometendo a usar a plataforma UN CC:Learn para treinamento de seus funcionários e agentes interessados. Quem finaliza o curso recebe um certificado emitido pela UNITAR, a Agência de Treinamento das Nações Unidas.

iStock-465381402.jpg

O curso deve ser de particular interesse para os seguintes públicos:

  • funcionários públicos em ministérios nacionais, departamentos provinciais e autoridades locais;
  • gestores ambientais no setor privado e organizações da sociedade civil;
  • professores, pesquisadores e alunos; e
  • cidadãos interessados.

Ele está dividido nos seguintes módulos básicos:

  1. Introdução à ciência da mudança climática;
  2. Introdução ao marco internacional legal e de políticas para enfrentamento da mudança climática;
  3. Introdução à adaptação à mudança climática;
  4. Introdução à mitigação da mudança climática;
  5. Introdução ao financiamento climático;
  6. Introdução ao planejamento para a mudança climática

O ritmo de progressão no curso é determinado pelo aluno e não há moderadores. Ele foi dividido em seis módulos de natureza geral oferecidos para ajudar a alcançar os objetivos globais de aprendizagem.

Os módulos são independentes e podem ser concluídos em qualquer ordem. No entanto, a fim de receber um certificado de conclusão, é preciso concluir pelo menos os 6 módulos de natureza mais geral e passar nos testes correspondentes.

O curso está disponível aqui, mas antes de se inscrever confira aqui o programa de estudos e os requisitos técnicos como quais programas e navegadores o seu computador precisa ter habilitado para conseguir acompanhar o curso. Vale a pena também entrar no site e descobrir quais são os demais cursos que estão disponíveis.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.cidadenova.org.br/editorial/inova/3436-curso_online_da_onu_sobre_mudancas_clima
  • https://unccelearn.org/course/
  • http://www.uncclearn.org/sites/default/files/programa_de_estudos_curso_online_introdutorio_sobre_mudanca_climatica.pdf
  • http://ciclovivo.com.br/noticia/onu-disponibiliza-curso-online-e-gratuito-sobre-mudancas-climaticas/

Anúncios