A Volkswagen Kombi foi um automóvel utilitário produzido pela empresa automotiva alemã Volkswagen, entre 1950 e 2013. No Brasil, foi fabricada ininterruptamente entre 2 de setembro de 1957 e 18 de dezembro de 2013, sendo praticamente o carro mais antigo do país. É considerada a precursora das vans de passageiros e carga. Por causa disso, o carro deixou muita gente com saudade! Se você é uma dessas pessoas fique tranquilo! Ela voltará! Ou, ao menos, estará em espírito em um carro do futuro: a Volkswagen confirmou a decisão de produzir, a partir de 2022, um utilitário elétrico inspirado no icônico veículo.

O novo modelo terá como base o ID Buzz, conceito que foi apresentado pela Volkswagen nas últimas edições dos Salões de Detroit e Genebra. O projeto é inspirado na primeira geração da Kombi (T1), lançada nos anos 1950. O nome Buzz tem duplo significado: o barulho dos carros elétricos e a pronuncia parecida com o apelido da Kombi nos Estados Unidos, Bus.

buzz-ciclovivo-kombi3.jpg

Vale destacar que o nome do modelo varia de região para região. A denominação Kombi, adotada no Brasil, vem da palavra alemã Kombinationsfahrzeug (algo como “veículo combinado”).

buzz-ciclovivo-kombi4.jpg

Há cerca de dois meses o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, deu indícios que a produção da Kombi poderia estar a caminho, mas não havia nada confirmado. “Após as apresentações em Detroit e Genebra, recebemos um grande número de cartas e e-mails de clientes que disseram: ‘por favor, construa este carro’”, afirmou Diess. O presidente fez o anúncio em Pebble Beach, pois, segundo ele, “o Microbus faz parte do estilo de vida da Califórnia. Agora estamos trazendo de volta ao reinventá-lo como um veículo elétrico”.

buzz-ciclovivo-kombi7.jpg

Não dá para saber se a decisão realmente tem como base esses pedidos, mas uma coisa é certa: a Kombi é conhecida no mundo todo, logo, uma versão moderna e elétrica do veículo vai chamar bastante atenção e, eventualmente, amenizar os estragos do escândalo dos poluentes que a Volkswagen protagonizou.

volkswagen-id-buzz-concept_5.jpg

O modelo contará com bastante espaço interior, digno de um veículo confortável, mas seu design exterior dará a impressão de algo mais simples do que parece. Além disso, será desenvolvida uma versão de carga, que promete ser ideal para serviços de entrega.

buzz-ciclovivo-kombi999.jpg

Assim como a Kombi tradicional, a novidade tem duas cores – amarelo e prata. O logotipo na dianteira é iluminado, os faróis e as lanternas são finos e as rodas de liga leve de 22 polegadas são pintadas em cinza. O I.D. Buzz é o segundo integrante da família I.D. – o primeiro foi apresentado durante o último Salão de Paris.

volkswagen-id-buzz-concept_6 (1)

No interior, cabem oito pessoas e todos podem ser passageiros depois de ativar o modo I.D. Pilot. Quando o modo autônomo é acionado, o volante retrai e entra no painel de instrumentos para liberar mais espaço – o banco do condutor pode inclusive ficar virado para trás.

buzz-ciclovivo-kombi8.jpg

Pode ser que detalhes técnicos mudem até 2022, mas, tendo como referência o que já foi apresentado pela Volkswagen, a nova Kombi terá um motor elétrico em cada eixo que, juntos, proporcionarão 374 cavalos de potência. A tração é integral e a autonomia é de 434 km. Graças ao motor forte, o zero a 100 km/h é realizado em 5 segundos e a velocidade é limitada eletronicamente a 160 km/h.

buzz-ciclovivo-kombi99.jpg

A bateria de 111 kWh tem autonomia de 600 quilômetros. É importante também haver preocupação com as recargas das baterias, que ficam posicionadas no assoalho. A Volkswagen fala em disponibilizar um sistema de indução capaz de recarregar pelo menos 80% da bateria em apenas meia hora, mas só quando um carregador rápido estiver sendo utilizado.

1

O conceito usa a plataforma MEB, específica para veículos elétricos da Volkswagen. Durante o salão, a marca confirmou os planos de produzir 30 modelos elétricos até 2025. O que significa que a família I.D. deve aumentar.

Para os amantes de carros antigos e, principalmente das Kombis, essa é uma novidade que vai gerar um grande impacto e fazer com que todos repensem se não está na hora de aposentar aquele carro movido a combustão e procurar alternativas mais sustentáveis!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo! Não precisa ser só para os amigos engenheiros ou arquitetos! Vamos divulgar as novidades da engenharia e tecnologia para todos!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://tecnoblog.net/221759/volkswagen-kombi-eletrica/
  • http://ciclovivo.com.br/noticia/versao-eletrica-de-kombi-chegara-ao-mercado-em-5-anos/
  • https://br.motor1.com/news/177325/kombi-idbuzz-confirmado/
  • http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/01/volkswagen-mostra-kombi-eletrica-o-segundo-conceito-da-familia-id.html

Anúncios