Imagine morar em um lugar onde água e energia elétrica é algo distante, quase um luxo. Pode parecer algo um pouco abstrato para você na frente do computador, tablet ou celular mas para algumas comunidades essa é uma realidade muito dura. Pensando nisso, uma empresa italiana desenvolveu uma solução compacta para comunidades que não têm acesso a água potável e eletricidade.

4

Batizada de OffGridBox, e medindo 6x6x6 pés, o cubo do recipiente possui tudo o necessário para gerar, converter e armazenar energia solar, bem como coletar, tratar e distribuir água potável. Isso porque possui um tanque de microfiltração de cinco estágios que absorve água suja e produz uma água potável livre de cheiros, transparente e sem bactérias. Além disso, pode gerar, converter e armazenar energia solar por meio de placas instaladas no topo. Uma inovação que já está ajudando famílias ao redor do mundo.

IMG_0111

“Em lugares onde ninguém tem acesso a eletricidade sustentável e confiável e água potável, o OffGridBox pode fazer isso acontecer! Em poucas horas, usando uma pequena grua e uma caminhonete, podemos entregar e iniciar a unidade. Nós também fornecemos treinamento básico para operadores de manutenção local – independentemente do nível de educação. É uma ótima oportunidade para capacitar as mulheres na resolução desta questão crucial. “- OffGridBox

8.jpg

O OffGridBox pode fornecer 16 quilowatts-hora de energia solar limpa a cada dia, mais 24 mil litros de água potável esterilizada e filtrada, para locais remotos, o que é dito ser suficiente para proporcionar uma aldeia de cerca de 300 famílias.

OffGridBox-ciclovivo2

Dessa forma, o produto tem a capacidade de atender até 1.500 pessoas por unidade. O modelo mais básico possui 12 módulos solares, um inversor e armazenamento de bateria. Medindo um metro e meio, o sistema fornece energia suficiente para carregar 300 baterias que podem carregar três luzes LED por quatro horas e dois celulares, de acordo com o FastCo. Dependendo da quantidade de consumo as baterias atendem a menos pessoas.

OffGridBox-ciclovivo6

O OffGridBox também possui um sistema integrado de filtragem de água que produz água potável com qualidade alimentar e um tanque de armazenamento embutido. Isso é uma inovação que está mudando a vida das comunidades que não tem uma boa infra-estrutura.

OffGridBox-ciclovivo91

Após três anos no mercado, o produto já foi levado para organizações sem fins lucrativos em Madagascar, Nigéria, Ruanda, Colômbia, entre outros locais. Uma parte foi vendida para consumidores individuais, em parte amantes da natureza que viram na OffGridBox um bom acessório para levar aos campings. E ainda teve algumas unidades que foram para as Filipinas ajudando pessoas atingidas pelo tufão em 2013.

off grid

Mas o sistema tem inconvenientes – incluindo um preço de US $ 15.000 que é difícil de justificar em certos cantos do mundo. Continue lendo para saber como os fundadores estão tentando dimensionar sua solução inovadora para obter o máximo impacto.

7

De acordo com a Fast Company, “o fundador e CEO Emiliano Cecchini vendeu algumas das unidades, mas ele se preocupa já que ainda não encontrou a fórmula para levar sua invenção à escala.” “Estamos procurando o próximo sistema à escala”, Cecchini Disse FastCo. “A ideia veio há três anos e, sim, estamos meio a esforçar-se para ampliá-lo. De volta à Itália, não é fácil encontrar a estratégia de financiamento, os mentores e os programas de aceleração adequados “.

6

Tendo seu projeto selecionado para um programa de aceleração em Boston, Cecchini aproveitará a oportunidade para reformular o negócio. Ao invés de esperar que cada unidade seja vendida a conta gotas, sua estratégia é levar o produto até as áreas que necessitam cobrando um valor baixo pelo uso da estação.

COMO FUNCIONA.png

Uma família de quatro pessoas pagará 12 centavos de dólar (100 francos ruandeses) por dia e pela água utilizada, sendo que as baterias são subsidiadas pela empresa. A ideia já está em testes em Ruanda, onde a companhia planeja instalar unidades em 18 aldeias.

RW_20151128_170227_definitiva

Eventualmente, eles esperam equipar as caixas com Wi-Fi.  Inclusive, o governo local já contratou 14 pessoas para trabalhar em eletricidade nas áreas rurais. Com parcerias deste, a Off Grid Box tem a meta de atender 420 mil clientes finais até 2020.

Agora é torcer para que essa iniciativa tome forma e seja uma realidade pelo Brasil também. Quem sabe nossos governantes não começam uma campanha para melhorar a infraestrutura de lugares mais pobres e mudar a qualidade de vida dessas pessoas?

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo! Não precisa ser só para os amigos engenheiros ou arquitetos! Vamos divulgar as novidades da engenharia e tecnologia para todos!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.offgridbox.com/
  • https://www.fastcompany.com/40449777/this-simple-box-serves-up-running-water-and-clean-electricity-in-remote-locations
  • http://boston.masschallenge.org/startup/offgridbox
  • http://inhabitat.com/compact-offgridbox-provides-clean-drinking-water-and-power-where-its-needed-most/
  • http://ciclovivo.com.br/noticia/italiano-cria-caixa-compacta-que-fornece-agua-potavel-e-energia-solar/
  • https://onestepoffthegrid.com.au/offgridbox-clean-water-solar-power-box/

 

Anúncios