Quando nos pedem para citar inventores importantes, nomes como Thomas Edison, Alexander Graham Bell e Leonardo da Vinci provavelmente virão à sua mente. Porque será que nunca ouvimos falar de mulheres no quesito inovação tecnológica? Nem mulheres como Ann Tsukamoto? Grace Hopper? Shirley Jackson? Hedy Lamarr? Já ouviu falar delas?

Talvez não, mas certamente conhece seus feitos e os utiliza com muita frequência: Tsukamoto, por exemplo, desenvolveu um processo para isolar células-tronco humanas. Não vamos estragar a surpresa, vamos deixar para você descobrir nas próximas linhas a importância da descoberta de cada uma delas.

A BBC publicou uma matéria sobre algumas mulheres inspiradoras e nós fomos atrás de mais algumas para complementar essa matéria incrível. Vamos a elas! Separamos em três páginas para facilitar a leitura. Abaixo, vamos apresentar mais 10 invenções. Caso queira ver as 10 primeiras ou as 10 últimas, clique aqui e aqui.

11. Painéis Solares – Maria Telkes

A Dra. Maria Telkes foi uma cientista e inventora húngaro-americana que trabalhou com tecnologias de energia solar. Conhecida como “A Rainha do Sol”, Maria se interessou pela área já no ensino médio e trabalhou 14 anos no Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), realizando grandes avanços nos estudos de energia solar.

Maria-Telkes-–-Painéis-solares-768x450.jpg

Sua parceria com a arquiteta Eleanor Raymond rendeu a primeira casa construída para converter a energia da luz do sol em energia elétrica em 1947. A casa construída em Dover, Massachesetts, utilizava coletores solares para transformar a energia captada em aquecimento para a casa.

Maria também trabalhou em um design de um fogão a base de energia solar e em um sistema que transforma água salgada do mar em água potável que até hoje é utilizado em botes salva-vidas.

12. Algoritmo do Computador – Ada Lovelace

Ada Lovelace foi uma escritora e matemática inglesa nascida em 1815, e é considerada uma das pessoas mais importantes na história da tecnologia. Ada é reconhecida como a primeira programadora da história.

Ada-Lovelace-–-O-algoritmo-do-computador-768x450.jpg

A mãe de Ada era uma estudiosa de matemática e sempre influenciou a sua filha, dando a ela uma criação científica.

A Condessa de Lovelace, como era conhecida, ajudou Charles Baggage no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo. Ela traduziu um artigo do engenheiro italiano Luigi Menabrea sobre a sua máquina analítica e adicionou notas próprias sobre a máquina, essas notas eram mais extensas do que o artigo original e foram reconhecidas 100 anos depois como o primeiro modelo de computador e software.

13. Wireless – Hedy Lamarr

Hedy Lamarr é mais conhecida pelo seu trabalho em Hollywood. Além de inventora, ela foi uma famosa atriz que estrelou mais de 30 filmes como o longa “Ecstasy” (1933). Hedy ficou horrorizada com os ataques nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e começou a pensar em maneiras de melhorar o sistema de comunicação das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Hedy-Lamarr-–-Wireless-768x450.jpg

Em conjunto com o compositor George Antheil, criou em 1942 uma tecnologia que permitia controlar torpedos a distância, alterando os canais de frequência a rádio para que não fossem interceptados pelo inimigo. Seu invento, infelizmente, só foi colocado em prática 20 anos depois. Esse conceito permitiu a criação de tecnologias como o Wi-fi e o Bluetooth.

14. Geladeira – Florence Parpart

Pouco se sabe sobre a vida de Florence Parpart, exceto que em 1914 ela ganhou uma patente para o refrigerador elétrico.

Florence-Parpart-–-A-Geladeira-768x450.jpg

Muitos acreditam que o noivo de Florence era um especialista em eletricidade e à ajudou a aperfeiçoar o seu primeiro protótipo.

Florence se tornou extremamente bem sucedida em vender e popularizar as suas geladeiras. Ela comparecia a várias feiras de produtos, criava suas próprias propagandas e gerenciava a produção das geladeiras.

15. Cerveja – Mulheres da Mesopotâmia

O registro mais antigo que se tem sobre a cerveja vem da Mesopotâmia. Segundo a historiadora Beer Jane Peyton, as mulheres da Mesopotâmia foram as responsáveis por desenvolver e beber as primeiras cervejas.

0783361.jpg

Há cerca de 7.000 anos, na Mesopotâmia e na Suméria, as mulheres eram as únicas a ter permissão para fabricar a bebida ou ter tabernas, já que a cerveja era considerada um presente de uma deusa. Por isso, se considera que as mulheres são as inventoras da cerveja.

Então, quando algum homem falar que cerveja não é coisa de mulher é só você ensinar um pouco de história a ele.

16. Vidro Invisível – Katharine Burr Blodgett

O clássico do cinema “E o Vento Levou”, de 1939, levou 10 prêmios Oscar, incluindo o de Melhor Fotografia, já que as imagens, à época, eram consideradas impecáveis. O filme foi o primeiro a utilizar em suas câmeras o “vidro invisível”, criado pela física americana Katharine Blodgett.

04-vidroinvisivel.jpg

Sendo a primeira mulher a obter um Ph.D em física pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, Blodgett inventou um vidro extremamente fino e com baixíssimos níveis de reflexo e distorção. Com isso, acabou revolucionando as tecnologias de câmera e melhorando significativamente aparelhos como projetores, periscópios submarinos, microscópios, telescópios, entre outros.

17. Fibra Kevlar – Stephanie Kwolek

Stephanie Louise Kwolek foi uma química de descendência polonesa, nascida em Pittsburgh, Pensilvânia em 1923.  Ela criou uma fibra leve usada em coletes à prova de balas e armaduras corporais.

Stephanie-Kwolek-–-Coletes-a-prova-de-bala-e-a-fibra-Kevlar-768x450.jpg

O Kevlar é cinco vezes mais forte que o aço e extremamente leve, foi descoberto a partir das pesquisas de Stephanie para encontrar um material que pudesse ser usado para reforçar pneus de carro.

Hoje, o Kevlar é usado em coletes a prova de balas, roupas esportivas, e também em pneus resistentes a furos, além de mais de 200 outras aplicações.

18. Fraldas Descartáveis – Marion Donovan

Com dezenas de patentes registradas, a americana foi a responsável pela criação da primeira fralda descartável à prova de líquidos, o que facilitou a vida dos pais que sofriam ao trocar e lavar fraldas de pano. A ideia surgiu ao costurar uma cortina de chuveiro à fralda, o que evitava que a roupa do bebê e o berço ficassem molhados.

07-fraldas.jpg

Além disso, Donavan também foi responsável por substituir os alfinetes (perigosos para as crianças) por lacres de plástico nas fraldas.

19. Serra Circular – Tabitha Babbitt

Essa é para o pessoal de obra,um mundo ainda muito machista. Para os engenheiros de plantão, principalmente as engenheiras essa é uma invenção interessante para contar no canteiro de obra.

Nascida em 1779 na cidade de Hardwick, Massachusetts (EUA), Babbitt é creditada por inventar a primeira serra circular, que permitia cortar madeira muito mais rápido do que o método tradicional, utilizando uma máquina movida à água de um moinho para criar o movimento. A invenção, de 1813, não foi patenteada pela americana, e acabou sendo registrada três anos depois por dois franceses que tiveram acesso aos documentos.

20. Liderança Inovadora – Marissa Mayer

Marissa Mayer se formou com honras na Universidade de Stanford, instituição na qual obteve bacharelado em sistemas simbólicos, área que estuda ciências cognitivas, inteligência artificial e interações humano-máquina. Em seguida, ela obteve um mestrado em ciência da computação e, posteriormente, um doutorado honoris causa concedido pelo Instituto de Tecnologia de Illinois. Foi contratada pela Google em 1999, tornando-se a primeira mulher engenheira na empresa.

3911552762121540.jpg

Ela liderou o desenvolvimento de alguns de seus produtos mais famosos e consagrados, como o famoso buscador e o Google Imagens, Google News, Google Maps, Google Books e o Gmail — muitos atribuem à executiva a decisão acertada de manter a simplicidade da página inicial do sistema de pesquisas.

Essa história de sucesso, aliada à sua beleza natural, fez com que ela fosse a escolhida para ser um dos “rostos públicos” da companhia. Durante muito tempo, coube a Marissa tanto o papel de apresentar novos produtos ao público quanto o de interagir diretamente com a imprensa.

 

 

Para acessar as demais invenções, clique aqui e aqui.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo! Não precisa ser só para os amigos engenheiros ou arquitetos! Vamos divulgar as novidades da engenharia e tecnologia para todos!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://www.bbc.com/portuguese/geral-41147058
  • http://invention.si.edu/woman-inventor-behind-monopoly
  • https://www.tecmundo.com.br/yahoo-/44009-marissa-mayer-uma-das-mulheres-mais-poderosas-do-mundo-da-tecnologia.htm
  • https://acrediteounao.com/25-invencoes-criadas-por-mulheres/
  • http://blog.shoppub.com.br/10-grandes-mulheres-e-suas-invencoes/
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Olga_D._Gonz%C3%A1lez-Sanabria
  • http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/03/veja-10-mulheres-inventoras-que-revolucionaram-o-mundo.html
  • http://nodeoito.com/mulheres-inventoras/
  • http://top10for.com/top-10-inventions-women-changed-world/
  • http://www.tsf.pt/multimedia/galeria/vida/interior/16-invencoes-de-mulheres-que-mudaram-o-mundo-em-imagens-4438752.html
  • http://www.inventricity.com/nancy-johnson-inventor
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Ann_Moore_(inventor)
  • http://www.cachoscomsardas.com/2017/03/4-mulheres-inventoras-que-mudaram-o.html

Anúncios