A cidade de Los Angeles é conhecida principalmente por Hollywood, três dos seis maiores estúdios de cinema – Paramount Pictures20th Century Fox e Universal Pictures – estão localizados dentro dos limites da cidade. Mas a cidade começou a pintar suas ruas e isso não tem nada a ver com filmes de ficção científica. Tudo isso tem apenas um motivo: as ilhas de calor.

As ilhas de calor são responsáveis por fazer as temperaturas subirem ainda mais nas metrópoles (Los Angeles é a 16ª maior cidade metropolitana do mundo). E este efeito tem causas diversas, tais como falta de áreas verdes, excesso de construções, poluição externa e até o asfalto. E é para este último item citado que a cidade do cinema está procurando uma solução.

O pavimento negro comum absorve até 95% da luz solar. Entretanto, construir uma pavimentação ecológica é ainda um desafio, principalmente, do ponto de vista financeiro. Mas a cidade mais populosa da Califórnia, onde as temperaturas podem ultrapassar 40 graus centígrados no verão, é uma das primeiras megalópoles do mundo a testar o “cool pavement”, ou “pavimento fresco”, pintando algumas ruas com um revestimento especial de cor branco cinzento. A ideia está sendo testada nas estradas de 15 distritos.

O Departamento de Obras Públicas da cidade, LA Street Services, afirma que a camada do novo pavimento reduzirá as temperaturas em um dia de verão em até 10 graus. E, parece que não é exagero, de acordo com o site Curbed Los Angeles um projeto similar em um distrito da cidade conseguiu reduzir a temperatura da superfície de um estacionamento em mais de 20 graus.

la-street-white-625x352.jpg

Segundo o Inhabitat, um estudo da EPA (sigla em inglês para Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) sugere que a cobertura de 35% das estradas de Los Angeles com pavimento reflexivo pode ajudar a reduzir a temperatura média do ar por um grau completo de Fahrenheit (medida de temperatura utilizada nos EUA).

Alan Barreca, professor de ciências ambientais na UCLA ressalta que “já existe uma tecnologia eficiente para nos proteger das ondas de calor, que são os sistemas de climatização”, mas “nem todos têm os meios para contar com um em casa”, enquanto que “todo mundo usufrui do benefício do pavimento fresco”.

Além disso, “uma menor dependência dos sistemas de climatização significa menos emissões de gases de efeito estufa” e de consumo de energia, acrescentou. De acordo com o especialista, esta tecnologia que custa só 40.000 dólares por milha (1,6 km), tem o potencial de proteger “muita gente por um baixo custo em áreas urbanas com alta densidade”, como Los Angeles, mais que nos subúrbios menos densamente povoados.

“Quando olhamos para as nossas vulnerabilidades associadas às mudanças climáticas, sabemos que o calor extremo é uma das nossas principais preocupações“, disse Lauren Faber, chefe do Departamento de Sustentabilidade de LA, ao Gizmodo. A medida foi tomada porque cientistas climáticos constataram que a temperatura anual vem subindo em média 1,56° ao ano na região e deverá aumentar mais 4,8° no decorrer do século e chegar até 8,65° no final dele se a poluição de carbono continuar crescendo.

Até o momento as ruas que já possuem o asfalto de cor branca mostraram resultados positivos. O projeto custará 150 mil dólares à prefeitura de Los Angeles e caso funcione, a ideia é fazer com que outras cidades e estados dos EUA adotem o mesmo sistema de ruas claras.

Screen_Shot_2017_05_21_at_6.08.32_PM.0-850x479.jpg

É bom também lembrar que esta ação não é isolada. No ano passado, a cidade liberou suas calçadas para hortas e jardins e ainda recentemente anunciou que vai zerar as emissões poluentes de ônibus até 2030.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo! Não precisa ser só para os amigos engenheiros ou arquitetos! Vamos divulgar as novidades da engenharia e tecnologia para todos!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/los-angeles-pinta-suas-ruas-de-branco-para-baixar-temperatura-21706290
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Los_Angeles#Cultura
  • http://engenhariae.com.br/editorial/arquitetura/por-que-los-angeles-comecou-a-pintar-suas-ruas-de-branco/
  • http://virgula.uol.com.br/comportamento/los-angeles-esta-pintando-ruas-de-branco-para-salvar-milhoes-de-pessoas/#img=1&galleryId=1245274
  • http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2017/08/1909877-los-angeles-pinta-ruas-de-branco-na-tentativa-de-diminuir-temperatura.shtml
  • http://ciclovivo.com.br/noticia/los-angeles-esta-pintando-as-ruas-de-branco-para-reduzir-temperatura/

 

Anúncios