O grafeno já se mostrou o material do futuro como já citamos em inúmeras publicações deste site (relembre aqui, aqui, aqui e aqui). O grafeno é formado por átomos de carbono que se organizam em uma estrutura hexagonal entrelaçada. Leve, resistente, transparente e flexível, é considerado um super material, tão ou mais revolucionário que o plástico e utilizado em diversar inovações tecnológicas. Agora ele agora é a estrela de um estudo conduzido pela Cockrell School of Engineering da Universidade do Texas em Austin (EUA). Os pesquisadores criaram  tatuagens à base de grafeno que desempenha a mesma função de uma ferramenta eletrônica portátil.

A ideia do produto é monitorar os sinais vitais do corpo humano, acompanhando as atividades do cérebro, do coração e dos músculos. Diferente dos produtos existentes hoje no mercado, ele não precisa de acessórios para seu funcionamento e pode ser muito mais eficiente, uma vez que estará diretamente em contato com a pele.

Lembra das tatuagens de chiclete da sua infância? Pois as tatuagens eletrônicas são aplicadas no corpo usando apenas água e para removê-las basta usar uma fita adesiva.

Em testes, os pesquisadores conseguiram monitorar a temperatura e a hidratação da pele. O material ainda se mostrou eficiente para ser usado futuramente como eletrocardiograma, eletromiograma e eletroencefalograma.

ciclovivo-grafeno-tattoo.jpg

“Um dos aspectos mais atraentes da ‘eletrônica epidérmica’ é sua capacidade de ser descartável. Se você pode fazê-lo de forma econômica, por um dólar por exemplo, então mais pessoas poderão usá-los com mais freqüência. Isso abrirá a porta para uma série de aplicações médicas móveis”, afirma Nanshu Lu, principal professor do estudo.

graphene-tattoo
As tatuagens pode monitorar a atividade elétrica do cérebro, do coração e dos músculos (Crédito: Phys)

Além do alto desempenho, os pesquisadores afirmam que o método é muito mais barato do que as tecnologias hoje no mercado. O método é o primeiro processo seco e portátil que produz este tipo de eletrônico. Não requer grandes recursos ou equipamentos caros.

As tatuagens eletrônicas de grafeno são sensores fisiológicos semelhantes aos dispositivos médicos utilizados por pacientes e aos wearables existentes no mercado para monitorar as atividades físicas dos atletas. Contudo, ao contrário destes, oferecem vantagens adicionais.

tattoo-wearable-1440x540.jpg

Devido à sua finura, as tatuagens oferecem um contato mais próximo com a pele, o que aumenta a fidelidade do sinal. Já os sensores tradicionais – normalmente instalados no peito ou amarrados no pulso – não conseguem enviar dados tão precisos.

Além disso, devido ao seu material (grafeno), as tatuagens não necessitam de elementos como correias, colar, gel ou outras peças portáteis para que seus eletrodos funcionem. Apenas água.

graphene-1000x611.jpg

As propriedades únicas do grafeno permitem que as tatuagens funcionem como dispositivos eletrônicos portáteis. Dada as características do material, os pesquisadores acreditaram que elas serão os novos sensores médicos e poderão salvar muitas vidas no futuro.

Hoje, os sensores médicos normalmente são gravados na pele e requerem gel ou pasta para permitir que os eletrodos funcionem. Com as tatuagens à base de grafeno, os médicos só irão precisar de água (para a colocação) e um pedaço de fita adesiva (para a remoção).

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://ciclovivo.com.br/noticia/pesquisadores-criam-tatuagem-eletronica-que-pode-salvar-vidas/
  • https://dailypost.in/news/graphene-electronic-tattoos-water/
  • https://futuroexponencial.com/tatuagens-eletronicas-salvar-vidas/
  • http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acsnano.7b02182

Anúncios