O governador da Califórnia, Jerry Brown, quer proibir a venda de veículos movidos por motores de combustão interna em seu estado. A Califórnia é o mais populoso estado norte-americano e, em 2016, registrou o emplacamento de cerca de 2 milhões de veículos novos.

É praticamente a mesma quantidade de veículos vendida no Brasil no mesmo período. Jerry Browm enviou comunicado a Mary Nichols, presidente do Conselho de Recursos do Meio Ambiente da Califórnia, perguntando porque o estado não poderia seguir o exemplo da China, Alemanha, França e Reino Unido que já anunciaram o banimento dos carros movidos a combustão de suas ruas em um futuro próximo.

A afirmação foi dada em entrevista ao Bloomberg na semana passada. “O governador certamente indicou interesse em saber porque a China pode fazer isso e não a Califórnia”, afirmou Mary referindo-se ao anúncio recente do país em programar a eliminação da venda de carros movidos a combustível fóssil.

1f4ee349eb580246348e19fe9223366f
A ideia é num futuro próximo permitir apenas a venda carros novos se eles forem elétricos, como os da Tesla – Crédito: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/veiculos/noticia/2017/09/27/governador-da-california-quer-banir-carros-a-gasolina-e-diesel-308922.php

Atualmente, a Califórnia tem como meta reduzir as emissões de carbono em 80% até 2050. Sobre a proibição dos carro, não há uma data precisa, mas Mary afirma que 2030 não está “fora de questão”.

“Há pessoas que acreditam, incluindo quem trabalha para mim, que você poderia parar todas as vendas de novos carros até 2030. Algumas pessoas dizem 2035, algumas pessoas dizem 2040”, diz ela. Hoje há pouco mais de 300 mil veículos elétricos nas estradas californianas e o estado está adicionando dois milhões de carros por ano.

Se a Califórnia realmente for em direção a essa medida será um grande passo para o mundo automobilístico mudar de vez devido ao grande peso do estado nas aquisições de automóveis.

Recentemente, França, Reino Unido e Escócia anunciaram metas para eliminar automóveis movidos a gasolina e diesel. Está cada vez mais claro para a indústria automotiva de que a era dos veículos poluidores está chegando ao fim e, mais do que nunca, é preciso se preparar.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://www.infomoney.com.br/bloomberg/carros/noticia/4198986/california-tem-plano-para-dar-fim-industria-automotiva-como-conhecemos
  • http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/veiculos/noticia/2017/09/27/governador-da-california-quer-banir-carros-a-gasolina-e-diesel-308922.php
  • http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/09/california-considera-banir-carros-movidos-combustao.html
  • http://ciclovivo.com.br/noticia/california-pode-banir-carros-a-gasolina-e-diesel-ate-2030/

Anúncios