Foi-se o tempo em que ter uma graduação era certeza de empregos e de sucesso. Hoje em dia isso é um pré-requisito básico para praticamente qualquer profissão. E, com as mudanças do mundo acontecendo cada vez mais rapidamente fica cada vez mais difícil se manter atualizado sem estudar ao longo de toda a carreira. No nosso ramo de construção civil a produtividade no canteiro de obras está diretamente ligada ao nível de conhecimento dos profissionais envolvidos nos projetos de construção civil.

E no quesito produtividade, aliás, o Brasil não vai bem. O mais recente Relatório Global de Competitividade aponta que o país é apenas o 75º mais produtivo em um ranking formado por 140. Pior do que isso: despencou 18 posições em relação a 2014.

Upgrade-shutterstock_161635337-480x360.jpg

Foi pensando nisso que fizemos essa lista com 18 cursos gratuitos ou de baixo custo para engenheiros e arquitetos se aperfeiçoarem e se manterem atualizados em pouco tempo. São cursos em áreas-chave, como gestão de projetos, comunicação, liderança, sustentabilidade, qualidade e administração, para complementar a formação de engenheiros e outros profissionais do setor da construção civil. Confira:

1. Gestão de Projetos

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)
Professores: Marly Monteiro de Carvalho e Daniel Capaldo Amaral
Carga Horária: 45 horas

O curso aborda inovação em um contexto de grandes obras de infraestrutura vivido pelo Brasil nos últimos anos. O objetivo é estabelecer as diferenças para os engenheiros civis entre a gestão tradicional de projetos que cuida da rotina e a gestão de projetos que se preocupa com a inovação. Clique aqui para saber mais.

2. Sustentabilidade Empresarial

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)
Professor: Ab Stevels
Carga Horária: 45 horas

A sustentabilidade empresarial além de considerar o meio ambiente, tem também a eficácia de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Deste modo, gradativamente os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresa sustentáveis. O curso é destinado a profissionais liberais, empreendedores, servidores públicos e pessoas que atuam em setores relacionados à sustentabilidade, responsabilidade social e desenvolvimento de produtos e sustentáveis. Ele tem como objetivo auxiliar pessoas a desenvolverem resultados práticos e significativos para o meio ambiente e à sociedade com um todo. Clique aqui para saber mais.

3. Processo de Comunicação e Comunicação Institucional

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professor: Roberto Raupp
Carga Horária: 5 horas

O objetivo aqui é aperfeiçoar suas habilidades de se comunicar no contexto empresarial. São analisados os princípios fundamentais que regem a Comunicação como meio cultural capaz de gerar conhecimento, interação e troca de informações. Falhas de comunicação costumam ser um dos principais geradores de problemas no canteiro de obras, e este curso ajudará você a minimizar as falhas. Clique aqui para saber mais.

4. Fundamentos da Administração

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)
Professor: Hélio Janny Teixeira
Carga Horária: 60 horas

Para serem bons profissionais e gestores, engenheiros precisam dominar alguns princípios básicos da Administração. Apesar de fazer parte de outra área de conhecimento, os conceitos da Administração são fundamentais para o gerenciamento de projetos, equipes e empresas. Dentre outros tópicos, o curso oferecido pela plataforma Veduca aborda itens como análise de sistemas e processos, planejamento estratégico, finanças e sucesso empresarial. Clique aqui para saber mais.

5. Liderança de Equipes

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professora: Maria Leonor Galante Delmas
Carga Horária: 30 horas

Liderar é diferente de chefiar. O líder inspira os colaboradores. O chefe que não é um bom líder amedronta e esse mesmo raciocínio se aplica à engenharia civil. A gestão de pessoas adquire hoje importância central nos negócios. Este curso oferece as ferramentas e os elementos para tornar profissionais como engenheiros civis capazes de liderar equipes. Clique aqui para saber mais.

6. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Instituição de ensino: Universidade de Michigan
Professor: George Siedel 

Todos negociamos diariamente. Em um nível pessoal, negociamos com amigos, familiares, proprietários, vendedores de carros e empregadores, entre outros. A negociação também é a chave para o sucesso comercial. Nenhum negócio pode sobreviver sem contratos lucrativos. Dentro de uma empresa, as habilidades de negociação podem levar ao seu avanço na carreira. No curso, você aprenderá e praticará as quatro etapas para uma negociação bem-sucedida: (1) Prepare: Planeje sua estratégia de negociação (2) Negocie: use as principais táticas para o sucesso (3) Fechar: Crie um contrato (4) Execute e Avalie: o jogo final para concluir com sucesso este curso e melhorar a sua capacidade de negociação. Clique aqui para saber mais.

7. Fundamentos da Gestão de Custos

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professores: Betovem Coura e Marcos de Andrade Reis Villela
Carga Horária: 5 horas

Aprenda a diferenciar contabilidade gerencial de financeira em um curso centrado em contabilidade de custos. Este é um bom exemplo de conteúdo para melhorar noções de controle de gastos gerados tanto no escritório em empresas de construção civil quanto no canteiro de obras. Clique aqui para saber mais.

8. Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professora: Roberta de Carvalho Cardoso
Carga Horária: 10 horas

Com suporte do Walmart Brasil, o curso apresenta conceitos ligados à sustentabilidade e provoca reflexão sobre hábitos e atitudes relacionados a esse importante tema. Os engenheiros civis terão condições de elaborar projetos ainda mais responsáveis do ponto de vista ambiental e social. Clique aqui para saber mais.

9. Qualidade em Serviços

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professor: Stavros Panagiotis Xanthopoylos
Carga Horária: 15 horas

Como o próprio nome diz, o objetivo deste curso online gratuito é mostrar como encantar seu cliente. Ao trazer conceitos de qualidade no setor de serviços, ele analisa os modelos de gestão disponíveis nas empresas. Clique aqui para saber mais.

10. Mapeamento de riscos profissionais 

Instituição de ensino: LearnCafe
Professor: Patrick Pasini Berkenbrock
Carga Horária: 3 horas

Seguir as normas técnicas de Segurança do Trabalho é atitude obrigatória para qualquer empresa – principalmente nas construtoras e empresas de engenharia. Neste curso, o profissional poderá aprender a criar um Mapa de Risco, identificando os riscos físicos, químicos, ergonômicos, biológicos e mecânicos aos quais os trabalhadores estão suscetíveis durante a rotina de trabalho. Clique aqui para saber mais.

11. Licenciamento ambiental

Instituição de ensino: Instituto Politécnico de Ensino a Distância (IPED)
Professor: Roseval Júnior
Carga Horária: 80 horas

O curso de Licenciamento Ambiental aborda o conjunto de normas e procedimentos a serem cumpridos pelas empresas de tecnologia, engenharia e construção civil, cuja atividades estão sujeitas às normas da legislação ambiental. Clique aqui para saber mais.

12. Gestão e Gerenciamento de Obras

Instituição de ensino: Instituto Nacional de Ensino a Distância (INEAD)
Carga Horária: 35 horas

O curso online gratuito abrange as etapas de orçamento e planejamento de uma obra. É a oportunidade que os engenheiros civis têm de compreender modelos de planilhas e critérios para levantamento de orçamento. O participante pode solicitar seu certificado de conclusão. Clique aqui para saber mais.

13. Introdução à Administração Estratégica

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professor: David Menezes Lobato

O cotidiano de um gestor ou empreendedor é repleto de desafios de curto prazo e de demandas imediatas. Mas quem quer ter sucesso não pode se dar ao luxo de não planejar. E, indo além, é imprescindível saber administrar o negócio de forma estratégica, com visão, olhar global ou sistêmico, e estar pronto para propor e impulsionar mudanças de estratégia sempre que necessário. O curso Introdução à Administração Estratégica oferece a você um olhar sobre os conceitos e metodologias para planejar um negócio de forma estratégica. Clique aqui para saber mais.

14Project Management: The Basics for Success

Instituição de ensino: Universidade da Califórnia, Irvine
Professor:  Rob Stone

Este curso combina os elementos essenciais do Gerenciamento de Projetos e da Liderança de Equipe em um único curso. Através do engajamento e da reflexão da classe, você adquirirá uma maior compreensão das responsabilidades da liderança e estará melhor preparado para aplicar esse conhecimento ao ambiente do projeto. Clique aqui para saber mais.

15. Motivação nas Organizações

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professora: Sylvia Constant Vergara
Carga Horária: 5 horas

Engenheiros civis sabem que motivação no canteiro de obras faz toda a diferença. A proposta deste curso é analisar o processo motivacional, apontando os fatores decisivos para manter os colaboradores engajados e produtivos dentro da empresa. Clique aqui para saber mais.

16Conceitos e práticas sobre NR-10

Plataforma: Learn Cafe
Duração: 1 hora 

Este curso tem o objetivo de instruir profissionais a fim de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade. Além de abranger as principais fases da transformação de energia elétrica e os principais trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades. Clique aqui para saber mais.

17. Gestão da Inovação

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)
Professor: Mario Sergio Salerno
Carga Horária: 45 horas

A capacidade de inovar é a chave para o sucesso. Neste curso, serão discutidas abordagens para gerenciar e organizar processos de inovação e despertar questões pertinentes à era da informação. Ao final do curso você conseguirá compreender conceitos como inovação incremental, inovação radical e gestão de incertezas. Clique aqui para saber mais.

18. Gerenciamento do Escopo de Projetos

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professores: João Vieira de Araújo e Maria Christina Barbosa da Costa
Carga Horária: 5 horas

Certifique-se de que o projeto realmente inclua todo o trabalho necessário para que obtenha sucesso. Um dos objetivos do curso é garantir que o escopo levante, acorde, documente e aprove as expectativas de todos os envolvidos. Clique aqui para saber mais.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível para tentar mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://veduca.org/courses
  • https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/usp-oferece-cursos-gratuitos-e-on-line-sobre-engenharia/
  • https://www.coursera.org
  • https://constructapp.io/pt/12-cursos-online-gratuitos-para-engenheiros-civis/

Anúncios