Em mais um vídeo produzido pelo canal Practical Engineering é explicada a forma como o concreto se comporta e porque o reforço, no concreto armado, é essencial para que essas estruturas tenham resistência e desempenho adequados.

No pequeno vídeo é abordada e demonstrada a maior fraqueza do concreto, a sua resistência à tração, que é significativamente inferior à sua resistência à compressão. A armadura de aço ou outro tipo de reforço, vai permitir que ele tenha um comportamento mais uniforme no que diz respeito àquelas duas propriedades.

São explicados os diferentes tipos de esforços a que um elemento estrutural de concreto armado se encontra tradicionalmente sujeito, incluindo esforços axiais (de tração e compressão) e esforços transversos.

No filme são levados a cabo ensaios de tração e compressão, para demonstrar o diferencial entre o comportamento à tração e compressão. É igualmente efetuado um ensaio de flexão, que permite mostrar como é que os diferentes tipos de esforços se distribuem em uma amostra em formato de paralelepípedo e quais as zonas mais solicitadas.

São igualmente abordadas as características dos diferentes tipos de varões de aço para reforço de estruturas de concreto e o seu papel na transição de um comportamento frágil para um comportamento dúctil.

Finalmente são explicadas as virtudes da protensão e a forma como este funciona na melhoria do desempenho das estruturas de concreto.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.engenhariacivil.com/porque-betao-necessita-reforco#more-26280
  • http://practical.engineering

Anúncios