Os resíduos de plástico das garrafas de água de uso único que são descartadas assim que a bebida acaba são um dos piores culpados pelos problemas ambientais dos oceanos. De acordo com os ativistas, Ban the Bottle, garrafas de água de plástico podem levar de 400 a 1.000 anos para se decompor. Além disso, leva três vezes a quantidade de água para produzir uma garrafa de plástico do que para encher uma. Mas muitas pessoas inteligentes e conscientes do meio ambiente estão criando ótimas maneiras de combater o problema.

Um deles é James Longcroft, de 27 anos, que inventou uma garrafa de água biodegradável 100% livre de plástico, chamada Choose Water. E a melhor parte é que a garrafa se decompõe em apenas três semanas.

A alternativa de papel ambientalmente amigável à garrafa plástica destrutiva também não deixará microfibras no ecossistema, que podem entrar na cadeia alimentar e prejudicar a vida marinha, como você pode ver nesse artigo. Feitas de materiais sustentáveis, as garrafas não usam combustíveis fósseis para sua criação e não são prejudiciais ao meio ambiente quando degradadas.

O site Choose Water declara: “Não importa onde essas garrafas acabem, seja no oceano ou em aterros, eles acabam em poucos meses. Eles não deixam para trás micropartículas tóxicas ou lixiviam metais pesados ​​no meio ambiente ”.

5ae97d4319ee861c008b4757-960-480.jpg

Para garantir a funcionalidade do produto, foi desenvolvido um forro impermeável que permite o armazenamento de água na garrafa que tem o exterior constituído de papel.

A fórmula de produção do material da garrafa é secreta e complexa, e demorou seis meses para ser desenvolvida e outros seis para ser aprimorada. Apesar de manter em segredo o processo de produção, a Choose Water garante que o material não tem plástico em sua composição, o que permite que o descarte da garrafa não cause danos ao meio ambiente, já que a decomposição do material demora de duas a três semanas, tanto em terra quanto no mar.

Sem título.png

A Choose Water foi montada como uma empresa de iniciativa social, que comercializava água engarrafada para levantar fundos para projetos de caridade que possibilitavam o acesso a água potável às populações que necessitavam. Foi assim que surgiu a parceria com a Water For Africa (Água Para África), uma organização com base no Reino Unido e em Gâmbia que dá suporte a projetos que providenciam água para populações africanas.

Em função dessa parceria, todo lucro arrecadado pela venda dos produtos Choose Water é revestido em fundos para a Water For Africa. Alfinetes, camisetas, sacolas reutilizáveis e ingressos para festa de lançamento são alguns dos produtos que a empresa comercializa, além das próprias garrafas sem plástico. Com isso, o objetivo é conseguir expandir a comercialização das garrafas e salvar os oceanos uma garrafa por vez, enquanto cumpre um papel social.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.ch2oose.co.uk
  • https://www.banthebottle.net
  • http://www.businessinsider.com/inventor-says-his-plastic-bottle-alternative-decomposes-in-just-3-weeks-2018-5
  • http://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/garrafa-de-agua-sem-plastico-se-decompoe-em-semanas/
  • https://www.countryliving.com/uk/wildlife/countryside/a20133520/new-biodegradable-plastic-free-water-bottle-choose-water/

Anúncios