Quando se fala em sustentabilidade e Califórnia a notícia é sempre boa! Como já citamos outras vezes (aqui, ou aqui) o Estado norte-americano está um passo mais próxima de um futuro 100% renovável, sempre com pensando em reduzir a poluição e reduzir as emissões de carbono, enquanto aumenta os empregos no campo das energias renováveis. Na quarta-feira (09/05/2018), a Comissão de Energia da Califórnia aprovou, por unanimidade, uma decisão exigindo que novas casas e prédios baixos incluíssem painéis solares.

A regra entrará em vigor em janeiro de 2020. O mandato ainda precisa da aprovação final da Comissão de Padrões de Construção do estado, o que provavelmente acontecerá. Se a Califórnia aprovar a legislação, ela ficará ao lado do Havaí como os dois únicos estados que exigirão 100% de uso de energia renovável até 2045.

As casas construídas no estado terão que ser equipadas com sistemas de energia solar. De acordo com a comissão “Building Efficiency Standards”, a partir de 2019, os requisitos aumentarão os custos de construção de uma nova casa em cerca de US $ 9.500, mas economizarão US $ 19.000 em custos de energia e manutenção em 30 anos.

De acordo com a comissão, os chamados “Building Efficiency Standards” (Padrões de Eficiência na Construção), também beneficiam os clientes. “Qualquer quantia adicional na hipoteca é mais do que compensada. É bom para o cliente,” afirma Andrew McAllister, membro da comissão ao New York Times.

California-Solar-1020x610.jpg

Com a nova medida, o estado da Califórnia pode reduzir suas emissões consideravelmente. Segundo cálculos divulgados à imprensa, ela seria equivalente a retirada de cerca de 115 mil carros movidos a combustíveis fósseis das ruas.

O nova resolução oferece exceções onde a energia solar não é viável ou econômica, como casas localizadas totalmente à sombra. Os construtores terão a opção de adicionar painéis solares a residências individuais ou construir sistemas de energia compartilhados para um grupo de residências. Os proprietários atuais não seriam obrigados a adicionar energia solar a residências existentes, embora muitos no estado tenham feito isso usando programas de descontos do governo.

A Califórnia investiu mais de 42 milhões de dólares em energia solar até hoje, e a resolução provavelmente dará mais impulso à indústria solar em todo o estado.

Energy4_Solar_California.jpg

Além da energia solar residencial, as normas também contemplam outros aspectos passivos da construção, como o isolamento térmico (que restringe as trocas de calor do interior para o exterior e vice-versa), a ventilação e a iluminação natural. Assim, a nova residência será construída de forma eficiente do ponto de vista energético, diminuindo o uso desnecessário de ar-condicionado, aquecedores e iluminação. Além disso, essas soluções também são muito benéficas para a saúde e bem estar de seus moradores.

A Associação das Indústrias de Energia Solar (SEIA) já classifica a Califórnia como o principal estado dos EUA quando se trata de energia solar. Quase 16% da eletricidade do estado no ano passado veio da energia solar.

A Associação da Indústria de Construção da Califórnia tem trabalhado com a Comissão de Energia sobre os novos padrões da última década, de acordo com a ABC News. Espera-se que a Comissão de Padrões de Construção tome uma decisão no final deste ano.

WireAP_41fac3c4574240bd88ceb39b5de42524_12x5_992.jpg

A Califórnia já está adiantada no cronograma com suas metas de energia de longo prazo: a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia informou que provavelmente atingirá a meta de 2030 com 10 anos de antecedência.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://www.bbc.com/news/world-us-canada-44059865
  • http://ciclovivo.com.br/planeta/energia/california-aprova-lei-que-exige-energia-solar-em-novas-residencias/
  • https://abcnews.go.com/Technology/wireStory/california-require-solar-panels-homes-2020-55035457
  • http://www.hypeness.com.br/2018/05/na-california-novas-casas-sao-obrigadas-a-ter-energia-solar/
  • https://sunergia.com.br/blog/california-tornar-paineis-solares-obrigatorios-em-todas-as-novas-casas-ate-2020/
  • http://www.energy4.com.br/california-torna-se-o-primeiro-estado-dos-eua-a-exigir-energia-solar-em-residencias/
Anúncios