Os Laboratórios Federais Suíços para a Tecnologia e Ciência de Materiais (EMPA) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Berna (BFH) anunciaram recentemente a entrada em operação daquele que é considerado o maior veículo elétrico do mundo. O eDumper poderá também ser autossuficiente do ponto de vista energético, graças a um avançado sistema de recuperação de energia de travagem.

O eDumper entrou em operação numa pedreira em Péry, em Berna (Suíça), no começo de maio/2018, pesando mais de 58 toneladas e possuindo uma capacidade de transporte de 65 toneladas. O desenvolvimento do eDumper foi feito em tempo recorde, em pouco mais de 18 meses, tendo contado com o apoio de vários parceiros de peso da indústria europeia.

O massivo veículo bate diversos recordes, incluindo o de maior veículo do mundo com rodas, propulsionado com base em baterias elétricas e o de mais potente veículo elétrico do mundo. Para tal foi necessária a criação da maior bateria alguma vez produzida para um veículo elétrico, com mais de 4,5 toneladas de peso.

Anualmente, o eDumper transportará mais de 300 mil toneladas de rochas, devendo o seu tempo de vida ultrapassar os 10 anos. Isto corresponde a uma poupança de 500 mil litros de combustível e uma redução de 1300 toneladas de emissões de dióxido de carbono.

komatsu-edumper.jpg

Além de um motor elétrico de elevada eficiência, o eDumper incorpora igualmente um sistema avançado de recuperação de energia de travagem. Ele consegue, na descida, gerar energia suficiente para a subida.

De acordo com estimativas preliminares o eDumper sobe a encosta para a mina de cimento totalmente descarregado, mas quando desce vem carregado com 60 toneladas de minério. Sendo assim, o consumo é de 30 kWh nas subidas, enquanto que nas descidas além de não consumir energia, o motor elétrico ainda gera 40 kWh, recorrendo ao motor elétrico como gerador − energia essa que é totalmente armazenada nas baterias. Dessa forma, temos um veículo elétrico que produz mais energia do que consome! Incrível né?

maior-veiculo-eletrico-mundo-autossuficiente-02

Este veículo eco eficiente foi construído com base na reconversão de um dumper Komatsu HD 605-7, a diesel (sim, ele não havia sido projetado para ser elétrico mas foi convertido), sendo equipado com múltiplos sensores posicionais e de consumo, que permitirão avaliar o seu desempenho.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.engenhariacivil.com/maior-veiculo-eletrico-mundo-autossuficiente
  • https://www.electrive.com/2018/04/23/empas-edumper-is-the-worlds-largest-electric-truck/
  • https://www.ibtimes.co.uk/this-e-dumper-truck-biggest-electric-vehicle-world-1639827
  • https://www.razaoautomovel.com/2017/10/komatsu-edumper-maior-veiculo-eletrico-do-mundo-produz-energia-do-consome

Anúncios