Os Laboratórios Federais Suíços para a Tecnologia e Ciência de Materiais (EMPA) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Berna (BFH) anunciaram recentemente a entrada em operação daquele que é considerado o maior veículo elétrico do mundo. O eDumper poderá também ser autossuficiente do ponto de vista energético, graças a um avançado sistema de recuperação de energia de travagem.
O eDumper entrou em operação numa pedreira em Péry, em Berna (Suíça), no começo de maio/2018, pesando mais de 58 toneladas e possuindo uma capacidade de transporte de 65 toneladas. O desenvolvimento do eDumper foi feito em tempo recorde, em pouco mais de 18 meses, tendo contado com o apoio de vários parceiros de peso da indústria europeia.
O massivo veículo bate diversos recordes, incluindo o de maior veículo do mundo com rodas, propulsionado com base em baterias elétricas e o de mais potente veículo elétrico do mundo. Para tal foi necessária a criação da maior bateria alguma vez produzida para um veículo elétrico, com mais de 4,5 toneladas de peso.
Anualmente, o eDumper transportará mais de 300 mil toneladas de rochas, devendo o seu tempo de vida ultrapassar os 10 anos. Isto corresponde a uma poupança de 500 mil litros de combustível e uma redução de 1300 toneladas de emissões de dióxido de carbono.
Além de um motor elétrico de elevada eficiência, o eDumper incorpora igualmente um sistema avançado de recuperação de energia de travagem. Ele consegue, na descida, gerar energia suficiente para a subida.
De acordo com estimativas preliminares o eDumper sobe a encosta para a mina de cimento totalmente descarregado, mas quando desce vem carregado com 60 toneladas de minério. Sendo assim, o consumo é de 30 kWh nas subidas, enquanto que nas descidas além de não consumir energia, o motor elétrico ainda gera 40 kWh, recorrendo ao motor elétrico como gerador − energia essa que é totalmente armazenada nas baterias. Dessa forma, temos um veículo elétrico que produz mais energia do que consome! Incrível né?
Este veículo eco eficiente foi construído com base na reconversão de um dumper Komatsu HD 605-7, a diesel (sim, ele não havia sido projetado para ser elétrico mas foi convertido), sendo equipado com múltiplos sensores posicionais e de consumo, que permitirão avaliar o seu desempenho.
Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!
Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!
Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!
Fontes:
- https://www.engenhariacivil.com/maior-veiculo-eletrico-mundo-autossuficiente
- https://www.electrive.com/2018/04/23/empas-edumper-is-the-worlds-largest-electric-truck/
- https://www.ibtimes.co.uk/this-e-dumper-truck-biggest-electric-vehicle-world-1639827
- https://www.razaoautomovel.com/2017/10/komatsu-edumper-maior-veiculo-eletrico-do-mundo-produz-energia-do-consome