Todos sabemos, como já falamos em vários posts neste site, dos problemas enfrentados pelos animais nos oceanos em função dos lixos plásticos que descartamos todos os dias. E, se você já viu algum vídeo de animais sofrendo com isso (se não viu pode ver no vídeo ao final desse texto), está na hora de mudar a mentalidade. Foi pensando nessa mudança de mentalidade que dois norte-americanos estão revolucionando a indústria de bebidas.  Para isso desenvolveram o FinalStraw, um canudo reutilizável de aço inox que é dobrável, fácil de limpar e ainda funciona como um chaveiro.

Canudo é o típico material que usamos apenas uma vez (às vezes nem isso) e descartamos logo em seguida. E apesar de ser utilizado pouco esse material pode ficar centenas de anos sem se decompor no meio ambiente e, portanto, pode ser ingerido por animais e causar danos terríveis. Pensando nisso, várias empresas estão criando canudos reutilizáveis, de vidro, de bambu, de aço inox, etc. Mas sempre houve um problema: como vou lembrar de levar meu canudo comigo? E agora temos a solução!

Diferente dos outros canudos reutilizáveis de aço inox disponíveis no mercado, o FinalStraw tem um design patenteado criado para ser ainda mais prático de ser transportado. O canudo de 23cm é dobrável e vem numa caixa de plástico reciclável que funciona como um chaveiro. Isso permite que ele seja acoplado à chave do carro, mochila ou outros objetos fáceis de carregar. “Nossa missão é eliminar o plástico de uso único, então nossas caixas levam isso em consideração”, afirma Miles Pepper, co-fundador visionário do projeto.

finalstraw-woman-drink.jpg

As pontas do FinalStraw são feitas de borracha macia, o que o torna mais seguro de ser manuseado por crianças, se comparado aos demais canudos. Ao ser retirado da caixa, as partes dobráveis se encaixam automaticamente, apresentando o design do canudo, que pode ser usado tanto para bebidas quentes quanto frias.

A higienização do apetrecho também é fácil, já que ele vem acompanhado de um limpador portátil também feito de aço inoxidável e silicone que garante praticidade na hora de lavar o canudo.

b9aee904d134095d9232fb16ed065123_original.gif

De acordo com o periódico britânico Independent, 500 milhões de canudos são utilizados todos os dias nos Estados Unidos. O dado é alarmante, considerando que estes canudos não são reutilizáveis e podem demorar até 400 anos para se decompor na natureza. “Eu decidi começar a trabalhar neste produto não só como um canudo, mas também como um movimento para conscientizar restaurantes, bares e cafés do desperdício que eles estão criando”, explica Emma Cohen, co-fundadora do FinalStraw.

2e6d35abafe561dd533ea2959d23ab08_original.gif

Segundo os fundadores, a quantidade de canudos utilizados nos Estados Unidos, se colocados um após o outro poderíamos dar duas voltas e meia no planeta, por dia! Segundo eles é possível, com apenas um canudo FinalStraw, substituir 548 outros canudos que poderiam ir, após cinco minutos de uso, para os oceanos.

4d2888c36580f455bbac4871b4a12b0e_original.png

O protótipo do canudo já está sendo comercializado no Kickstarter e de acordo com o cronograma, todos os canudos comprados serão despachados até novembro de 2018 para todo o mundo.

A seguir você pode ver um vídeo chocante de uma tartaruga que sofre com um canudo:

Não podemos mais deixar esse tipo de coisa acontecer! Vamos mudar!!!!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.kickstarter.com/projects/908228738/finalstraw-the-worlds-first-collapsible-reusable-s
  • https://www.independent.co.uk/life-style/finalstraw-reusable-straw-collapsible-keyring-plastic-pollution-oceans-environmental-damage-a8325146.html
  • http://ciclovivo.com.br/arq-urb/design/canudo-portatil-e-reutilizavel-pode-ser-usado-como-chaveiro/
Anúncios