Vocês lembram da ONG Litro de Luz? Não? Você pode relembrar um pouco sobre eles aqui. A ONG já impactou diretamente mais de sete mil pessoas no Brasil, iluminou, por meio de energia solar, o município de Morro do Chapéu, localizado a cerca de 400km de Salvador, na Bahia. Foram beneficiadas 90 famílias que vivem próximas ao Parque Eólico Morro do Chapéu Sul e agora possuem acesso à iluminação por meio de fontes de energia limpa e renovável.

As soluções foram construídas e instaladas em conjunto, pelos voluntários do Litro de Luz e pelos moradores que, empoderados, aprenderem processos da montagem à manutenção. Os lampiões, que são móveis, podem ser usados tanto dentro de casa quanto na locomoção das famílias. “O melhor dos lampiões é que eles substituem os candeeiros, que são muito prejudiciais à saúde por causa da fumaça”, explica Wesley Dourado, morador de uma das comunidades.

“Esse é um grande marco para a nossa organização, pois, além de levarmos uma mudança significativa na vida dessas pessoas, estamos firmando parceria com uma empresa que possui valores alinhados aos nossos e busca também inovação e sustentabilidade em todas as suas ações”, diz a presidente do Litro de Luz, Laís Higashi.

“Estamos orgulhosos de concretizar essa parceria que levou energia renovável para o dia a dia da comunidade. Acreditamos que, antes de iniciar qualquer ação em uma comunidade, precisamos entender as necessidades e anseios da região para desenhar as melhores iniciativas que agreguem valor para a os moradores e para a companhia. O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis”, diz a diretora de sustentabilidade da Enel no Brasil, Márcia Massotti.

LitroDeLuz-MorroDoChapéu-UatumãCampos-4-1024x683.jpg

QUEM SÃO?

Segundo o próprio site da organização eles se classificam como “uma organização não-governamental internacional operando em mais de 20 países. No Brasil, estamos presentes nas cinco regiões…. Levamos luz até moradores de comunidades locais que não possuem acesso à energia elétrica ou que vivem sem luz em suas casas. Utilizamos uma tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, composta por garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas LED. Trabalhamos com iniciativas como workshops, voluntariado corporativo, ações específicas patrocinadas por parceiras. Tudo isso usando uma metodologia de Desenvolvimento Social que permite mapear comunidades, entender necessidades, capacitar moradores e mobilizar voluntários para as ações.

LitroDeLuz-MorroDoChapéu-UatumãCampos-1-630x420.jpg

O principal projeto deles é a iluminação de locais públicos, com postes de luz. São focados em comunidades que não possuem acesso a iluminação pública, tanto por motivos sociais como geográficos.

Já receberam alguns prêmios importantíssimos como o World Habitat Awards 2015, da ONU, e o Zayed Energy Prize, considerado o prêmio NOBEL de Energia Sustentável.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://engenheironaweb.com/2016/07/18/ong-litro-de-luz/
  • http://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/cidade-na-bahia-recebe-90-lampioes-solares-litro-de-luz/
  • http://aesbrasilsustentabilidade.com.br/pt/noticias/item/acoes-voluntarias-que-iluminam-e-transformam-a-vida-das-pessoas
  • https://www.fbb.org.br/pt-br/component/k2/conteudo/fundacao-bb-premia-experiencias-de-inclusao-social-e-anuncia-mais-investimento-para-2018

Anúncios