Vários países em todo o mundo estão em busca de alternativas para reduzir o uso de plástico, atendendo a pedidos de ambientalistas que alertam para a crescente poluição dos oceanos.

Seguindo o movimento, a presidente Michelle Bachelet assinou no último mês de maio o projeto de lei que proíbe a venda de sacolas plásticas em mais de 100 cidades e vilarejos ao longo da costa do Chile. A medida torna o país o primeiro da América Latina a enfrentar de maneira séria o problema que o plástico vem causando ao meio ambiente, ao poluir os oceanos e matar milhares de animais marinhos.

“Precisamos cuidar de nossos ecossistemas marinhos”, disse Michelle Bachelet. “Nossos peixes e outras espécies estão morrendo pela ingestão de plástico ou estrangulados com estes resíduos. Esta é uma luta que todos temos que abraçar: comércio, consumidores e governos”.

A nova regra passa a valer no meio de 2019 para grandes varejistas e um ano depois para pequenos negócios. A proposta inicial era banir o uso de plástico na região da Patagônia, mas ela foi estendida até segunda ordem.

shutterstock_96848818.jpg

A ministra do meio ambiente, Marcela Cubillos, afirmou que será necessária uma mudança cultural na forma como os cidadãos fazem compras e no uso das sacolas plásticas em suas casas. Segundo ela disse à Telesur, 58 cidades chilenas já têm leis municipais similares.

Em 2017, a presidente Michelle Bachelet anunciou que iria propor uma lei similar, em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas. “Vamos apresentar uma lei para banir o uso de sacolas de plástico nas cidades litorâneas nos próximos 12 meses”, disse ela em setembro.

Comerciantes chilenos que não obedecerem a nova lei poderão receber multas de até US$ 300 dólares.

Referência na produção de pescados, o Chile é o maior vendedor de salmão para o mercado brasileiro. Tanto através da pesca artesanal como da aquicultura (produção em fazendas marinhas), o país exporta ainda outras espécies, como mexilhão e a truta arco-íris.

Em 2016, os pescados representaram 7,6% das exportações chilenas, ficando em quarto lugar numa lista dos dez produtos mais comercializados para o exterior.

O setor foi ainda o que mostrou o maior crescimento, 65,5% em relação a 2009. Não é difícil entender então a preocupação do governo do Chile em proteger suas águas.

517346754_65c0da98d2.jpg

 

Além da proibição do plástico, o país anunciou que irá criar uma área de proteção marinha de 1,6 milhão de kmem 2018.

A Era do Plasticídio!

Um estudo publicado pela revista Science, em 2015, revelou que oito milhões de toneladas de resíduos plásticos são jogadas nos oceanos por ano. Cientistas afirmam que no futuro, nossa época poderá ser conhecida como a do “Plasticídio”. Já fizemos alguns textos sobre esse assunto, caso queira saber mais, clique aqui ou aqui.

 

É por isto que medidas, como a tomada agora pelo Chile, são tão bem-vindas. Em sua conta no Twitter, a presidente Michelle Bachelet conclamou as pessoas a usarem a hashtag #chaobolsasplásticas(#tchausacolasplásticas, em português) nas redes sociais.

Em diversos países da Europa, a distribuição das sacolas plásticas já é proibida há anos. Quando não, ela é cobrada. Irlanda, Escócia, Dinamarca, Alemanha, Portugal e Hungria são outros lugares onde, se você quer a sacola plástica, é obrigado a pagar por ela. download

E o Brasil? Até quando vamos esperar para que nosso país comece a tomar uma atitude? Temos até bons exemplos de inovações que poderiam ser utilizadas no país (clique aqui ou aqui para conhecer uma delas) mas não existem políticas públicas que contribuam com o meio ambiente.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/05/chile-e-o-primeiro-pais-das-americas-proibir-sacolas-plasticas.html
  • https://www.telesurtv.net/english/news/Chile-Becomes-First-Country-In-The-Americas-To-Ban-Plastic-Bags-20180530-0037.html
  • http://conexaoplaneta.com.br/blog/chile-e-primeiro-pais-da-america-latina-proibir-uso-de-sacolas-plasticas/
  • http://nb41.com.br/valeriamonteiro/2018/05/31/chile-e-o-primeiro-pais-das-americas-a-proibir-sacolas-plasticas/
  • http://thegreenestpost.com/chile-e-primeiro-pais-da-america-latina-proibir-uso-de-sacolas-plasticas/
Anúncios