Quando começaram os problemas de falta de combustível como consequencia da greve dos caminhoneiros todos nós começamos a pensar: Porque não temos mais investimentos em trens?

Em São Paulo, por exemplo, eu vivenciei um “progresso” exageradamente demorado. Fiz estágio em uma obra próximo ao Capão Redondo e, para tal, pegava a linha Lilás para chegar. Isso em 2009 e já tinha a esperança de que em dois ou três anos teríamos uma ligação entre essa linha e a linha azul do metro.

Hoje, 9 anos depois, tivemos a inauguração de algumas estações da mesma linha mas a ligação com a linha azul ainda não ocorreu.

4871C10C00000578-5297201-image-a-4_1516617799860 (1)

Pois tem um vídeo circulando na internet que mostra um time de chineses trabalhando na construção de uma estação de trens — e sabe quanto eles levaram para finalizar o projeto? Inacreditáveis 9 horas! Isso mesmo, caro leitor, apenas nove HORAS para instalar trilhos, dormentes e tudo mais.

Claro que você pode pensar: mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Eu concordo mas acredito que poderíamos chegar a um prazo muito melhor nas construções de obras públicas brasileiras. Mas como esse não é o tema principal do nosso texto, vamos ao que interessa: uma construção de estação de trem em 9 horas!!!!

 

images.jpg

Segundo Rachel Roberts, do portal de notícias Independent, a estação de trens de alta velocidade foi construída na cidade de Longyan, situada na Província de Fujian, e contou com a participação de 1,5 mil operários que, como você poderá ver no vídeo a seguir, se organizaram para trabalhar em equipe e concluir a obra.

Na verdade, se trata de um exército de pessoas realizando suas tarefas de forma cadenciada para que tudo saia como programado. Confira:

Ainda de acordo com Rachel, os operários se dividiram em sete unidades, cada uma responsável por realizar, simultânea e milimetricamente, sete tarefas diferentes. Além disso, eles contaram com a ajuda de 23 máquinas escavadoras e sete trens para realizar os trabalhos e a coisa toda foi conduzida durante o final de semana.

A estação fará parte da linha de trens de alta velocidade Nanlong que contará com pouco mais de 240 quilômetros de extensão e cuja construção deve ser finalizada até o final do ano.

4871C0E400000578-5297201-image-a-5_1516617804599.jpg

Se você tiver interesse, fizemos um texto comparando a evolução dos metros brasileiros e chineses. Clique aqui para ver!

Sabemos que esse projeto demorou muito mais tempo para ser concretizado e também pode ter muitas consequências graves como acidentes sérios. Porém, acreditamos que esse tipo de “empreitada” prova que podemos melhorar nossa produtividade aqui no Brasil!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://www.nairaland.com/4307239/1500-chinese-workers-construct-3
  • https://www.megacurioso.com.br/estilo-de-vida/105648-inacreditavel-chineses-constroem-estacao-de-trens-em-menos-de-9-horas.htm
  • https://www.independent.co.uk/news/world/asia/chinese-workers-productivity-build-nanlong-railway-station-nine-hours-longyan-a8173881.html
  • https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/126701-inacreditavel-chineses-constroem-estacao-trens-9-horas.htm
Anúncios