Para alguns o carro elétrico representa o futuro, entretanto para países como o Japão ele já é uma realidade. O número de pontos de recarga para veículos elétricos no Japão já ultrapassa o número de bombas em postos de gasolina.

Em 2015 o número foi contabilizado pela Nissan e revelou que haviam 35 mil bombas de gasolina no país, enquanto o número de pontos de recarga para carros elétricos já chegava aos 40 mil. A opção começou a ser oferecida no Japão em 2011, com 27 estações de recarga instaladas. Atualmente já existem mais de 50 mil pontos de recarga para carros elétricos no país.

O próximo desafio das autoridades é aumentar autonomia. Mesmo em xeque os postos de combustível levam vantagem ao oferecerem diesel e gasolina para mais carros por dia do que os pontos elétricos. No Japão atualmente são apenas três mil pontos públicos de recarga rápida.

Ainda assim, o número surpreende por mostrar que em apenas sete anos após o desenvolvimento e comercialização de transportes elétricos, o Japão já apresenta um mercado estável e desenvolvido para este tipo de veículo, assim como uma infraestrutura preparada.

recargacarro-807x455.jpg

Assim como o Japão, Estados Unidos e Europa estabelecem conversas para aumentar a rede de recarga de carros elétricos. A previsão de marcas como a Volvo e Telsa é de que 400 estações de alta potência sejam instaladas até 2020.

A Volvo Cars, fabricante de automóveis de luxo, anunciou que todos seus veículos lançados a partir de 2019 terão um motor elétrico.

Nissan-Leaf-carro-elétrico-Japão

Nos Estados Unidos, a Tesla, montadora pioneira dos elétricos, já possui seu próprio sistema de recarga rápida. Seguindo seu exemplo, a Volkswagen também tem investido nos veículos elétricos nos Estados Unidos.

Sua subsidiária de energia, Electrify America, anunciou em abril deste ano que irá instalar 100 pontos de recarga rápida em mais de 100 Walmarts por 34 estados do país.

A parceria da rede de supermercado com a montadora faz parte do plano da Volkswagen de instalar 2 mil pontos de recarga rápida em cidades e rodovias de 39 estados do país até o final de 2019.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.coisasdojapao.com/2018/02/japao-tem-mais-carro-eletrico/
  • https://conteudo.startse.com.br/nova-economia/tecnologia-inovacao/lucas-bicudo/no-japao-ja-existem-mais-torres-de-recarga-para-carros-eletricos-do-que-bombas-de-gasolina/
  • http://ciclovivo.com.br/arq-urb/mobilidade/montadoras-se-unem-para-instalar-rede-de-recarga-de-veiculos-eletricos-em-toda-a-europa/
  • http://www.hypeness.com.br/2018/05/japao-tem-mais-pontos-eletricos-de-recarga-do-que-bombas-de-gasolina/

Anúncios