O vídeo feito na estação de Shibuya, em Tokyo, mostra o “kirikusha” em ação. Conheça um desses versáteis caminhões das ferrovias.

Além de serem limpos e pontuais, os trens japoneses podem ter algumas características surpreendentes. Entre interiores elegantes e a companhia de ícones da cultura pop, como Pikachue Hello Kitty, o inesperado é sempre um bom marketing para os trens do Japão.

Mas, neste caso, o usuário japonês do Twitter, @ hiiq195, estava recentemente aguardando seu trem na plataforma, que ele disse ser a Estação Shibuya, em Tokyo (embora aos nossos olhos pareça mais com a Estação Harajuku) quando viu um automóvel trafegando sobre os trilhos.

Normalmente, você chamaria esse veículo de trem, mas neste caso, talvez esse não seja o termo correto.

Enquanto trafega sobre os trilhos, o design geral do veículo é o de um caminhão. E este não é um traje cosplay veicular.

Na verdade, ele é equipado com um conjunto completo de pneus, que ficam suspensos no ar, enquanto o veículo levantado se move ao longo da estrada com rodas de ferro.

Então, se não é um caminhão e não é um trem, o que é? Em japonês, ele é chamado de “kirikusha”, que significa literalmente “veículo ferroviário/terrestre”.

Os kirikusha são utilizados ​​para a construção e manutenção de redes ferroviárias. Onde os próprios trens não são uma opção viável, já que a pista não pode ser utilizada enquanto o projeto está em andamento.

De volta para o asfalto

Mas como o kirikusha se alterna entre o trilho e a estrada? O método mais simples é simplesmente usar cruzamentos ferroviários.

Em vez de atravessá-los, como trens e carros, os caminhões fazem uma volta de 90 graus e depois recolhem suas rodas de uso ferroviário.

Agora, o kirikusha do vídeo acima, despreocupadamente, volta para o asfalto.

DeKWPmoVAAA2Df8.jpg

DeKWTexU8AAOyFi (1).jpg

DeKWXyQVQAEQZ-H.jpg

Infelizmente, os kirikusha são para o uso restrito das empresas. Então você não poderá alugar um em suas próximas férias no Japão. Mas se vir um desses, entenderá o que um caminhão está fazendo sobre os trilhos.

Você já conhecia esses versáteis caminhões ferroviários?

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://dozodomo.com/bento/2018/05/31/kirikusha-vehicule-route-rails-japon/
  • https://www.coisasdojapao.com/2018/06/caminhoes-que-se-transformam-em-trens/
Anúncios