Advertisements

Engenheiro na Web

Notícias de engenharia, arquitetura, informações sobre tecnologias inovadoras e novidades que fazem um mundo melhor!

Engenheiros utilizam cascas de batata em materiais para Construção Civil

3 min read
Quando pensamos em batata, vem a nossa cabeça uma infinidade de comidas deliciosas, pratos cheios de carboidratos mas, em hipótese alguma, vem à mente uma ligação entre batata e construção civil.....

Quando pensamos em batata, vem a nossa cabeça uma infinidade de comidas deliciosas, pratos cheios de carboidratos mas, em hipótese alguma, vem à mente uma ligação entre batata e construção civil.

Pesquisadores britânicos, inconformados com a quantidade de materiais orgânicos que é descartada sem reaproveitamento ou reciclagem, começaram a procurar por um novo material que não teria o mesmo impacto ambiental quando fosse descartado.

Foi então que esses cientistas resolveram utilizar cascas e outros resíduos das indústrias de produção e transformação de batata para criar materiais de construção sustentáveis que podem ser utilizados como alternativa mais ambiental aos materiais resinosos derivados de madeira.

Denominada “Chip[s] Board”, a família de materiais desenvolvida pelos Engenheiros Civis britânicos tem igualmente vantagens no que diz respeito à toxicidade, uma vez que, ao contrário de certos tipos de MDF ou placas de compensados, não inclui formaldeídos e outros químicos nefastos para os humanos.

Alguns materiais de construção derivados da madeira são também de difícil reciclagem, sendo frequente a necessidade de recurso a incineração. Por outro lado, a Chip[s] Board é completamente biodegradável, podendo ser utilizada, por exemplo, como adubo, alimento para animais ou integrada em fertilizantes industriais.

O novo tipo de materiais tem como componente principal fibras de cascas de batata, sendo utilizado como agente ligante uma mistura refinada de batata. O material é comercializado sob a forma de painéis, obtidos por prensagem térmica. Estes painéis podem ser utilizados tanto como materiais de construção como aproveitados para outras aplicações, tal como o fabricação de mobiliário.

Acredita-se que um terço da comida produzida no mundo não é consumida. Os motivos são os estragos após a colheita e transporte e o desperdício dos próprios consumidores. Isso, por si só, já é um absurdo, visto que uma parte considerável da população mundial passa fome.

Ao usar os restos de alimento para produzir alguns materiais, além da vantagem de menor impacto ambiental (visto que os materiais tendem a ser “ecológicos”), há o fato de que o desperdício pode ser convertido em um recurso de escala industrial. Isso envolve usar a parte da produção considerada danificada e que seria descartada como uma fonte para a produção e consequentemente, menor geração de resíduos.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://www.engenhariacivil.com/cascas-batata-materiais-engenharia-civil#more-27554
  • https://engenharia360.com/cascas-de-batata-na-producao-de-materiais-ecologicos/
  • https://www.chipsboard.com/about-us

		
Advertisements

Deixe uma resposta

Copyright © All rights reserved. Newsphere by AF themes.