Ideia é garantir um Carnaval menos descartável e mais consciente.

É época de preparativos para o Carnaval, muitos foliões saem de casa para curtir esses cinco dias de muita alegria e diversão. Porém, como todo o evento, o Carnaval representa também um impacto muito grande para o meio ambiente. No ano passado, só no Carnaval do Rio de Janeiro foram mais de 486,5 toneladas de lixo​ recolhidas em 5 dias de folia.

Pensando em uma solução para esse problema, há sete anos a Meu Copo Eco, trouxe para o Brasil a possibilidade de aliar diversão e sustentabilidade nos eventos por meio de copos reutilizáveis.

Tradicionais blocos de rua, escolas de samba, festivais e sambódromos nas capitais do Carnaval brasileiro: Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Belo Horizonte e São Paulo já adotaram o uso do Copo Eco. No Rio de Janeiro, as principais escolas de samba – Salgueiro, Portela, Mangueira, Viradouro, Tuiuti, Beija flor – já aderiram ao uso do Copo em seus ensaios e apresentações, juntamente com mais de 10 blocos de rua, festas da cidade e casas emblemáticas como a Fundição Progresso.

720 milhões de copos descartáveis descartados

O uso do Copo Eco nos eventos permite eliminar em larga escala o uso do famoso “copinho descartável”, um produto de baixo valor, que acaba por não apresentar interesse em sua reciclagem. O resultado disso? 720 milhões de copos descartáveis vão ao lixo todos os dias no Brasil.

Foto: Meu Copo Eco

Por sua experiência com eventos sustentáveis, recentemente a Meu Copo Eco se tornou a primeira empresa brasileira parceira oficial da Campanha Mares Limpos (ONU Meio Ambiente), como uma alternativa para conter a poluição plástica no mundo. Presente na programação do Carnaval no Brasil todo, a Meu Copo Eco estará em mais de 200 festas e blocos, estimando evitar um bilhão de copos descartáveis nos cinco dias de festa.

Escolha consciente

Inspirados em uma metodologia européia que se baseia na logística reversa de copos reutilizáveis, ao invés de adquirir um copo, sugerimos que o folião tenha a opção de escolha consciente, deixando um valor caução, podendo devolver o copo ou ficar com ele, e continuar usando no seu dia dia. Essa possibilidade de escolha, incentiva a corresponsabilidade, tornando a ação ainda mais sustentável e a festa com chão limpo, ainda mais alegre.

E os bons exemplos não param por aí, para quem gosta de natureza e tranquilidade ao invés da folia das cidades, diversos festivais espalhados pelo Brasil estarão adotando o Copo Eco no carnaval. O Festival Psicodália no sul do Brasil, há 7 anos utilizando o Copo Eco, já evitou mais de 1 milhão de copos descartáveis. Outro exemplo é o Carnaval no Parque em Brasília, que há três anos sem descartáveis, estima já ter impactado mais de 150 mil pessoas e pelo menos 600 mil descartáveis que deixaram de ir parar na natureza.

Foto: Meu Copo Eco

A Meu Copo Eco acredita no protagonismo da sustentabilidade, feito por cada um: a mudança está na sua mão. E a dica da Larissa Kroeff, sócia fundadora da empresa é – “Leve seu Copo Eco para a folia” e garanta que o seu carnaval não seja descartável.

Crédito foto da capa: Cristiano Andujar

Texto de: REDAÇÃO CICLO VIVO – 19/02/2019R

Advertisements